Hoje, para entrar no clima de Halloween, que tal falarmos sobre Junji Ito e como o seu trabalho é minuciosamente curioso (e criativo)? Com a notícia de sua participação na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2021, ainda que à distância, nada melhor que falar e recomendar as obras deste mestre do horror e como é justificável a popularidade de seus mangás!
Para quem já conhece o autor, sabe como ele é ótimo em escolher um conceito ambíguo e transformar em histórias absurdas, como Uzumaki e os “redemoinhos”. Seus traços e estética também conquistaram muitos fãs, visto com a popularidade do mangá Tomie. Mas muitas das obras publicadas de Junji Ito são antologias; compilados de trabalhos por temática ou período de lançamento. Hoje, vamos falar sobre Yami no Koe, um mangá incrível para novos leitores do horror em quadrinhos e para quem é familiarizado também!
Inédito no Brasil, Yami no Koe, ou Voices in the Dark, traz sete histórias bizarras, tanto em narrativa quanto nas ilustrações produzidas entre 2002 e 2003. Elas não têm ligação entre si, então você pode se sentir à vontade para ler na ordem que quiser, mas aqui seguiremos a ordem do mangá (sem spoilers!), tenha estômago forte antes de ler:
- Chi wo Susuru Yami (The Dark Drinks Blood):
Depois de terminar com o namorado, Nami começa a sofrer com transtornos alimentares. Mas o problema parece estar além disso quando a garota sonha com chuvas de sangue (que ela acaba vomitando também). Quando ela conhece um garoto chamado Kazuya, e seus estranhos morcegos de estimação, eventos mais estranhos ainda começam a acontecer!

- Golden Time no Yuurei (Ghosts of Golden Time):
Exemplo de amizade! Vendo seu amigo sempre muito para baixo, Tsuguo resolve levar Keisuke para ver um show de comédia. Quando duas artistas para lá de bizarras sobem ao palco, Keisuke não deixa de notar que algo está muito errado com aquela platéia rindo até não aguentar mais.

- Gouon (Roar of Ages):
Masaki e Mimura, em uma aventura escalando montanhas, acabam se perdendo e sendo guiados pelo som da água após ficarem até mesmo sem uma bússola funcionando. Ao encontrar um rio, eles veem diversas pessoas sendo levadas pela correnteza! Sem poder fazer nada, eles se deparam com a mesma cena no dia seguinte, curiosamente com as mesmas pessoas, os levando a uma tragédia de trinta anos atrás.

- Obake Yashiki no Nazo (Secret of the Haunted Mansion):
Talvez a melhor para falar de Halloween dentro de Yami no Koe. Uma casa assombrada é posta na pequena cidade onde Koichi e Satoshi vivem, causando rebuliço entre os moradores pelos preços das entradas e outros incidentes. Mas os dois jovens garotos não resistem a tentação de ir até a casa… À noite. O que poderia dar errado?

- Glyceride:
Yui mora com o pai e o irmão em uma casa acima do restaurante da família. O problema? Sua casa é pegajosa e nojenta, literalmente. Por causa da péssima ventilação, as paredes, roupas e até o ar é infiltrado pelo óleo de cozinha. Tudo piora quando o óleo começa a afetar os próprios corpos daquela estranha família. Pessoalmente, senti realmente nojo ao ler esta história, de longe uma das que mais gostei pela criatividade do autor.

- Jibakusha (The Earthbound):
Por todo o Japão, pessoas estão sendo encontradas paralisadas em estranhas posições. Nossa protagonista, Asano, faz parte de um grupo de voluntários querendo ajudar essas pessoas bizarramente fragilizadas. Porém, o que ela fará se o mesmo acontecer com uma pessoa conhecida?

- Shikeishuu no Yobirin (Dead Man Calling):
Perturbador é pouco. Depois de sofrerem um acidente de carro e perderem os pais, Noriko e seu irmão, ainda machucado, não param de receber ligações do líder de uma gangue de motoqueiros chamado Furuhashi, o responsável pelo acidente. O motoqueiro insiste e sem falhas vai toda noite bater na porta dos irmãos para pedir desculpas. Mas como isso poderia estar acontecendo se Furuhashi havia sido preso em flagrante?

Com intrigantes mistérios e surpresas no desenvolvimento de cada conto quadrinizado, Yami no Koe traz a pegada clássica e essencial dos trabalhos de Junji Ito. A leitura é rápida, afinal, é um volume único, mas é perfeita para entrar no clima macabro de Halloween!
Junji Ito tem diversos títulos famosos e muitos publicados no Brasil, como Fragmentos do Horror (Ma no Kakera) pela Darkside, Uzumaki e Gyo pela Devir, Tomie pela Pipoca e Nanquim e recentemente Frankenstein E Outras Histórias de Horror também pela Pipoca e Nanquim.
Quer mais mídias das obras de Junji Ito? Na Crunchyroll, está disponível a animação “Junji Ito: Collection“, com 12 episódios retratando alguns de seus famosos contos, feito pelo Studio Deen. E fique atento! Em 2022, teremos a animação de Uzumaki.