Animes de comédia podem abrigar diversas temáticas, podemos perder a conta de quantos animes colegiais engraçados existem, mas e os animes sobre a vida adulta? Vivendo perrengues e tentando conciliar tudo ao mesmo tempo, para quem é fã de anime há tanto tempo, consegue facilmente se identificar com esse tipo de premissa. Não necessariamente trazendo reflexões sobre a vida em si e como valorizá-la, hoje trouxe dois animes incríveis que expressam bem o que é ser adulto: morar sozinho, ter responsabilidades, trabalho e, claro, muita vontade de reclamar e falar algumas verdades sobre isso tudo.
Na temporada mais recente, vimos chegar ao fim o excelente anime Uramichi Oniisan (Studio Blanc, 2021), com o título em inglês de Life Lessons with Uramichi-Oniisan, que trouxe em forma de comédia como a vida adulta pode ser cansativa, entre outras situações do dia-a-dia. No ano passado, durante a temporada de primavera, tivemos Nami yo Kiitekure (Sunrise, 2020), também conhecido como Wave, Listen to Me!, que também nos traz um conceito peculiar daquela vontade de reclamar e querer ser ouvido por todo mundo sobre seus problemas (e até o problema dos outros). Vamos explorar o que cada um destes animes consegue trazer para nos fazer rir!
Com uma textura curiosa na animação e uma pegada mais dramática, Nami yo Kiitekure é uma história contada em 12 episódios, que foram ao ar semanalmente em 2020. Nela, temos Minare Koda, funcionária de um restaurante que se encontra bêbada e reclamando, de forma enérgica e espalhafatosa, sobre o término com seu ex-namorado para um total desconhecido em um bar. Minare nunca imaginaria que aquele homem é o diretor de uma rádio local e colocaria uma gravação de todo seu discurso de bêbada ao ar!
Mesmo depois de confrontar o homem na sede da rádio, Minare se vê em uma grande mudança de planos: por falar de forma tão informal e extrovertida, além de suas histórias engraçadas e exageradas, ela ganhou uma oferta para um programa na rádio durante a madrugada! Animando os moradores de Sapporo e lendo suas cartas, Minare vai tentar ter jogo de cintura para equilibrar seus dois trabalhos e sua vida pessoal, cheia de seus problemas amorosos, amigos e vizinhos esquisitos e, claro, os micos que ela com certeza vai pagar durante a história. Você consegue sentir exatamente o que o diretor, Kanetsugu Matou, também sentiu ao ouvir Minare; sua voz, emprestada pela dubladora Sugiyama Riho, e entonações para contar histórias são incríveis, um talento nato das reclamações! Fora a história falar sobre rádios, um fator não tão comum em animes.
Já em Uramichi Oniisan temos a vida de Uramichi Omota e seus colegas de trabalho forçando sorrisos enquanto trabalham em um programa de entretenimento infantil durante 13 episódios. A animação que eles trazem cantando e dançando para as crianças no estúdio não corresponde com suas vidas e frustrações, sejam elas com o trabalho, com a falta de uma pessoa amada, a vontade de se casar mesmo tendo um parceiro decepcionante ou até mesmo o estresse em sua forma mais pura. Uramichi soma seus próprios problemas com estes seus colegas irritantes e que acabam com sua pouca energia disponível para cada dia e nos rendem péssimos, mas sinceros, conselhos para crianças sobre a vida.

A ironia do cenário e dos verdadeiros personagens, que só querem sair para tomar umas cervejas, é o ponto chave de Uramichi Oniisan. O time de dublagem e vozes originais está cheio de estrelas conhecidas: Kamiya Hiroshi, Miyano Mamoru, Nakamura Yuuichi, Sugita Tomokazu, Mizuki Nana, entre vários outros. Muitas vezes, apenas as vozes já são capazes de nos fazerem rir e achar toda a situação daquele trabalho colorido e feliz simplesmente hilárias, das piadas ruins e de duplo sentido até as situações mais absurdas e vergonha alheia.
Como Uramichi Oniisan é recente, quando vi não pude deixar de me lembrar de Nami yo Kiitekure. O humor de ambos me conquistou facilmente quando os acompanhei semanalmente, apenas ouvi-los já é uma experiência e tanto. E ambos são sobre formas de comunicação, rádio e TV, o que é expressado nessas mídias é o que nossos personagens estão realmente pensando e sentindo? Temos diversos pontos de vista e para quem busca diferentes tipos de animes de comédia são duas grandes recomendações! E ótimas opções para maratonar no fim de semana.

Ambos os animes são adaptações de mangás e estão disponíveis pela Funimation. Lembrando que Nami yo Kiitekure é para um público mais velho e maior de idade. 😉