O momento da refeição de Golden Kamuy

by Isadora
blog (4)

A relação dos animes e a comida tem diversas representações. Temos animes que abordam a temática de cozinhar e restaurantes, como Shokugeki no Souma (Food Wars!, 2015), WWW.Working (2016) e alguns bons momentos do filme Shikioriori (Flavors of Youth, 2018). E temos ainda mais sobre o que falar sobre as animações aleatórias de comidas que vão rodar a internet em formato de gifs.

Mas e em um anime como Golden Kamuy? Vindo de um mangá de mesmo nome escrito por Noda Satoru e publicado na Young Jump desde 2014, Golden Kamuy é um seinen de ação e aventura. Com uma pegada histórica, o mangá já teve três temporadas para anime adaptadas pelo Geno Studio, começando em 2016 com a seguinte premissa: após a guerra russo-japonesa, Sugimoto Saichi, também conhecido como Sugimoto “O Imortal”, precisa de ouro para cumprir uma promessa com seu amigo que foi morto na guerra; a promessa de ajudar sua família, especificamente a viúva de seu amigo que possui problemas de saúde.

Sugimoto, enquanto vaga por Hokkaido, em seu duro inverno onde a história se passa, descobre sobre um conto, um rumor, de uma grande fortuna em ouro que foi escondida por um certo homem após este assassinar e roubar um grupo de ainus, grupo étnico indígena do Japão. O homem havia sido preso e, dizem, que as únicas pistas para achar esse grande tesouro são tatuagens deixadas nos corpos de seus colegas de cela. Sugimoto não dá tanta atenção em um primeiro momento, até conhecer Asirpa.

Asirpa é uma garota ainu e é com ela que Sugimoto vai descobrir o valor das refeições. Sua parceira em busca do ouro com seus próprios motivos, Sugimoto aprende com a garota sobre ingredientes e comidas típicas da cultura ainu enquanto viajam buscando as pistas. Há a surpresa e o estranhamento quando Sugimoto prova os pratos pela primeira vez, mas é sempre um momento feliz vendo ambos comendo e dividindo um momento para encher o estômago e quiçá o coração. E ambos acabam adorando as comidas da cultura um do outro durante sua viagem.

Mesmo sendo um anime sobre guerra e uma grande caçada e corrida do ouro, os momentos das refeições são feitos com cuidado. Não somente a comida é animada primorosamente para nos deixar com fome também, mas as expressões dos personagens são sempre claras; poder comer pratos deliciosos é incrível! Com a inserção de novos personagens, novos grupos sendo formados, vemos diversos tipos de comidas e reações de cada personagem ao redor da “mesa”. 

Em muitos fóruns da internet há discussões sobre Golden Kamuy ser um anime sobre comida, afinal é onde mais é mostrado o conforto daqueles indivíduos da história, contrastando com toda a ação e traição que encontramos no restante da obra. Também é um anime e mangá bem avaliado nos fóruns online como o MyAnimeList, com uma tendência de melhora a cada temporada nova. É um anime interessante e torna-se mais ainda quando nos atentamos aos detalhes, está disponível pela Crunchyroll, cada uma de suas temporadas contendo 12 episódios. O excelente mangá é publicado no Brasil pela Panini.

E é bizarro, eu preciso mencionar isso. O charme de Golden Kamuy são suas bizarrices que passam a ser cômicas.

You may also like

Leave a Comment