Recentemente foi divulgado pela Publishnews, o ranking com os mangás mais vendidos da semana de 13 a 19 de dezembro. A Publishnews é um portal brasileiro que consulta diversas livrarias ao redor do país e divulga os dados coletados por meio dos rankings de vendas.
Posição | Nome do mangá | Vendas da semana | Editora | Data de lançamento |
1 | Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba #01 | 1,835 | Panini | 16/03/2020 |
2 | Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba #02 | 1,243 | Panini | 16/03/2020 |
3 | My Hero Academia #01 | 1,239 | JBC | 10/2016 |
4 | Naruto gold #01 | 1,205 | Panini | 07/2015 |
5 | Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba #03 | 1,075 | Panini | 23/04/2020 |
6 | My Hero Academia #02 | 936 | JBC | 12/2016 |
Abaixo as capas de alguns volumes da lista:
Analisando essa lista, podemos ver que a parte que mais vende são os primeiros volumes de franquias de sucesso, mesmo que elas tenham sido lançadas há um bom tempo, como é o caso de Naruto Gold e My Hero Academia, parte desses resultados ocorrem devido aos dados precários, já que as livrarias geralmente não abrangem tanto o mercado de quadrinhos japoneses, então por não incluírem as lojas especializadas em mangás e produtos geeks, acaba que a tendencia é mostrar números maiores para os volumes iniciais de grandes marcas.
Porém, considerando esses dados e comparando com o ranking japonês da semana, vemos como o mercado de mangás no Brasil ainda tem muito que evoluir, já que lá geralmente os volumes seguintes absorvem e continuam as vendas dos anteriores, assim é comum ver mangás que passaram de dezenas de volumes já lançados no ranking de mais vendidos.
Fonte: Publishnews