Resoluções para um novo ano: THE TATAMI GALAXY!

by Isadora

Primeiramente, feliz 2022! Já decidiram quais animes acompanhar neste ano? Caso não, ou caso você prefira animes já completos, que tal começar o ano com uma proposta diferente? Com as resoluções de The Tatami Galaxy? Quem sabe este anime curiosamente diferente possa te mostrar novas possibilidades para esses próximos 12 meses que estão vindo.

Produzido pelo aclamado pelo estúdio Madhouse em 2010, The Tatami Galaxy, do título original Yojouhan Shinwa Taikei, foi dirigido por Masaaki Yuasa (Devilman: Crybaby, Ping Pong The Animation) então você já sabe o que esperar se conhece seus trabalhos. Sempre bastante experimental e abusando da criatividade na animação, Yuasa sempre traz em suas obras aquilo que é diferente e ousado nos visuais, conversando diretamente com as narrativas únicas que podem nos deixar reflexivos sobre toda a nossa vida após meros 11 episódios. Em The Tatami Galaxy temos as temáticas adultas como essência da história, desde a menção da violência e profanação até as dificuldades maduras de trabalho, estudo e, claro, o amor. Mas, e se, com todo o leque de escolhas que a vida te dá, você pudesse escolher e tentar procurar a sua melhor versão?

MV5BZWZhMWFhYWYtZDBhYy00MjQ3LThhNTAtNWI2MTlmZGUxZTk2XkEyXkFqcGdeQXVyOTczMDYxNDU@. V1  1024x576 - Resoluções para um novo ano: THE TATAMI GALAXY!

Neste anime, seguimos a trajetória cheia de loops de “Watashi” (nosso protagonista não tem o nome revelado, entendido apenas como “eu”, uma vez que é ele que nos narra a história de sua vida universitária), um jovem que havia começado na universidade há um tempo e, depois de um bizarro encontro com um homem que tinha a cabeça em formato de berinjela em uma tenda de lámen, quer mudanças na sua vida pacata e sem graça; quer ver sua vida dar uma guinada, a colorida vida universitária que sempre sonhou. Infelizmente, ele acaba formando uma amizade com o extremamente questionável e suspeito Ozu, então as chances das suas escolhas darem errado são enormes.

MV5BMjUzMTM2ZjUtOTE3Mi00MWNiLTlmNTUtZDY5N2ZhOTZmNzk0XkEyXkFqcGdeQXVyOTczMDYxNDU@. V1  1024x575 - Resoluções para um novo ano: THE TATAMI GALAXY!

Mas nosso protagonista não pretende desistir assim, afinal, ele sempre consegue tentar novamente! The Tatami Galaxy é, literalmente, movida por loops, todas as tentativas do protagonista em procurar sua vida universitária brilhante e perfeita. Não é como animes complexos sobre volta no tempo, é mais uma alegoria narrativa, mas que é perfeitamente colocada na obra. Com outras personalidades, do esquisito Jougasaki do clube de cinema até a encantadora e fria Akashi do departamento de engenharia, vários cenários serão vividos pelo nosso protagonista, envolvendo uma série de acontecimentos que você sabe onde começa, mas não onde termina, ou melhor, como termina. 

lO57YtDj 1024x576 - Resoluções para um novo ano: THE TATAMI GALAXY!

A história é recheada com as reflexões do protagonista sobre a vida, com os pitacos de uma cartomante de rua e de seus próprios desejos mais primitivos. Dentro de seu pequeno quarto de república, ele vai recontar seus sonhos até encontrar a chance de sua vida. E você? Como vai levar a vida esse ano? Animes são bons meios de nos inspirar, procurar visões diferentes sobre a vida vinda de artistas, então talvez The Tatami Galaxy te ajude a aprender a olhar para a vida, são sempre tantas possibilidades!

Vale lembrar que ano passado foi anunciado o Yojouhan Time Machine Blues, mais uma história com esses personagens curiosos e com o estilo de arte único que Masaaki Yuasa sempre traz, desta vez será pelo estúdio Science SARU. Você pode encontrar este anime bem avaliado nos fóruns online e fortemente recomendado em plataformas de streaming como a Crunchyroll!

You may also like

Leave a Comment