Para quem já está há bastante tempo na comunidade otaku e geek em geral, talvez saiba como é gostar de algo pouco popular e diferente, que as pessoas não tenham interesse em conhecer ou conversar sobre. Mas quando se acha alguém que curte as mesmas coisas que você, aquele jogo, mangá em especial, não é maravilhoso? Essa sensação de pertencimento está em dois animes dessa temporada: Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (My Dress-Up Darling) e Sasaki to Miyano (Sasaki and Miyano).
Mesmo com propostas e demografias diferentes, esses animes que mesclam muito do romance e do slice of life trazem mais uma coisa em comum: os hobbies! Em ambos os hobbies, as atividades de lazer, de nossos protagonistas cruzam com os gostos do público otaku, a identificação consegue atingir diversas pessoas, mesmo não sendo, até então, o grande foco dos animes. Cada um tem uma abordagem própria, mas vale a pena dar uma conferida nesses queridinhos da temporada de inverno de 2022!



Em Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru temos nosso protagonista, o jovem artesão, Gojou Wakana, que é apaixonado por bonecas tradicionais japonesas e não tem muitos amigos, o que o impede de dividir sua paixão. Seu avô possui um ateliê de bonecas tradicionais, então Gojou cresceu aprendendo a costurar e compor a beleza das bonecas, mesmo sozinho. Porém, tudo muda com um específico encontro com Kitagawa Marin, uma garota popular, rodeada de amigos e tendências. Mas quem poderia jurar que, nesse encontro inesperado na sala de costura da escola, Gojou descobriria que Kitagawa é fissurada por cosplay?



O anime procura ilustrar a adolescência, as paixões dos hobbies de cada um e o entendimento mútuo sobre amar uma atividade, um passatempo. Temos somente três episódios até então, com seus acertos e críticas, mas Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru está, aparentemente, nos introduzindo ao romance e ao mundo dos cosplays. A extrovertida Kitagawa adora personagens de seus videogames duvidosos e o tímido Gojou sabe costurar, acho que não preciso dizer onde isso está nos levando, mas com a animação brilhante que a CloverWorks está trazendo é uma grande indicação caso você ainda esteja atrasado com os lançamentos da temporada!



Por outro lado, em Sasaki to Miyano, entramos na demografia de BL, o famoso boys love, e é essa literalmente a proposta do anime também! Nessa história, temos Miyano, um jovem no ensino médio que é um fudanshi, ou seja, um garoto fã de mangás BL. Ele tenta disfarçar seus gostos, deixando apenas entre seus amigos, até conhecer Sasaki. Após um conflito dentro da escola somente para garotos que ambos estudam, os garotos tentam ajudar cada um à sua maneira e, de forma inusitada, Sasaki e Miyano acabam virando “amigos”.



Sasaki acaba descobrindo o tipo de mangá que Miyano gosta de ler e eles acabam tendo essa troca; onde Miyano empresta e recomenda seus títulos favoritos, falando pelos cotovelos, e Sasaki os lê e sempre traz seus feedbacks e aguarda por mais volumes, ou mais chances de conversar com Miyano. Uma paixãozinha adolescente começa a nascer entre os dois, cheio de glitter e efeitos fofos pelos estúdios Deen. Mesmo sendo um sentimento estranho e novo para ambos, percebemos a delicadeza desse sentimento com Sasaki querendo ouvir Miyano e conhecer as coisas das quais ele gosta e Miyano dividindo tudo isso com seu senpai.
Entre encontrar alguém com uma paixão e seriedade por seu hobby tão grande quanto você com o seu e alguém para dividir os seus gostos, Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru e Sasaki to Miyano estão trazendo isso e mais em um clima bastante agradável. Estamos, então, no início dos dois animes, então corre para assistir! É uma delícia acompanhar, durante os finais de semanas quando os episódios saem, pessoas que tem hobbies e gostos tão parecidos com os nossos, sejam eles grandes atividades como fazer cosplay ou só sentar e ler muitos mangás!