Guia dos Filmes da Ghibli



Não é segredo para ninguém que Studio Ghibli, ou simplesmente Ghibli, é o melhor estúdio de animação japonesa e que influenciou e influencia vários animadores até hoje, não só no Japão como no mundo inteiro.
Criado pelos gênios Hayao Miyazaki, Isao Takahata e o produtor Toshio Suzuki, o estúdio é citado por muitos como a “Disney Japonesa”, além de ter lançado vários sucessos durantes todos esses anos e ser o único estúdio japonês(até o momento) a ganhar o Oscar de Melhor Animação, pelo filme Se to Chihiro no Kamikakuchi(A Viagem de Chihiro).
Os filmes da Ghibli cativam, até hoje, pessoas de todas as idades com suas animações fantásticas e personagens inesquecíveis. Resolvi fazer um guia para vocês com todos os filmes desse estúdio maravilhoso, para ajuda-los a se adentrar ainda mais nesse incrível universo das animações japonesas.
Segue o guia:
Nausicaä do Vale do Vento(1984), de Hayao Miyazaki
Baseado em um mangá de mesmo nome publicado em 1982, o anime foi lançado pelo estúdio Topcraft e distribuído pela Toei Company, antes da fundação do Studio Ghibli, que posteriormente adquiriu seus direitos.
Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.
O Castelo no Céu(1986), de Hayao Miyazaki
Primeiro longa lançado pela Ghibli, considerado um marco no gênero steampunk, O Castelo no Céu tem forte influência na cultura popular japonesa e tem sido fonte de inspiração para fillmes e jogos, tanto no Japão quanto internacionalmente.
Na animação acompanhamos a garota Sheeta que cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que resulta numa busca pela verdadeira identidade dela e por Laputa, um misterioso castelo no céu.
Meu Amigo Totoro(1988), de Hayao Miyazaki
Até quem não assistiu esse filme conhece o Totoro, essa criatura tão fofa que até virou o mascote do estúdio, considerado um clássico da animação japonesa e mundial.
Nesse mágico filme, conta as aventuras das irmãs Mei e Satsuki, que acabaram de se mudar para uma cidade numa a zona rural do Japão, para ficar mais perto do hospital onde a mãe delas esta se recuperando de uma doença. A maior parte do tempo elas ficam sozinhas pois o pai delas fica muito ocupado entre cuidar da mãe doente e trabalhos da faculdade. Certo dia, a irmã mais nova encontra uma pequena passagem secreta que leva ao lendário Totoro, o espirito guardião da floresta que passa a tomar de conta das crianças.
O Túmulo dos Vagalumes(1988), de Isao Takahata
Essa é a primeira obra de Isao Takahata para o estúdio e é sem duvidas um das animações mais tristes da Ghibli, e é amplamente aclamado pela crítica, considerada pelo famoso critico de cinema Roger Ebert como um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos.
O filme é baseado no conto semi-autobiográfico de mesmo nome de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. Conta a historia de dois órfãos que, após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles passam a morar com alguns parentes. Insatisfeitos com o modo de como são tratados, saem da cidade e acabam por começarem a morar num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome, as doenças.
O Serviço de Entregas da Kiki(1989), de Hayao Miyazaki
O Serviço de Entregas da Kiki foi baseado na obra de mesmo nome de Eiko Kadono, e foi a primeira de uma série que foi publicada pela Fukuinkan Shoten em 1985.
Nesse quarto filme da Ghibli acompanhamos a jovem bruxa Kiki que acabou de fazer 13 anos e segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante e lá aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.
Memórias de Ontem(1991), de Isao Takahata
Esse foi o segundo filme de Isao Takahata para o estúdio e sem duvida um dos filmes mais maduros feitos, um drama realista escrito para adultos, principalmente mulheres. Baseado em um mangá de Hotaru Okamoto e Yuko Tone, lançado em 1982, o filme foi surpreendentemente um sucesso de bilheteria, atraindo um grande público adulto e se tornando o filme japonês de maior bilheteria de 1991 no país. Também foi bem recebido pelos críticos, com uma classificação de 100% no Rotten Tomatoes
Taeko Okajima uma mulher de 27 anos que trabalha como funcionária de escritório em Tóquio, levando uma vida normal. Certo dia, ela decide diminuir o ritmo e viajar para o interior do país, na sua terra natal e lá conhece Toshio, um humilde rapaz do campo que passa a desenvolver sentimentos por ela.
Porco Rosso: O Último Herói Romântico(1992), de Hayao Miyazaki
Porco Rosso: O Útimo Herói Romântico é um anime em longa metragem baseado no manga Hikōtei Jidai, feito pelo próprio Miyazaki em 1989, pela revista Model Graphix.
A trama gira em torno de um ex-ás italiano da Primeira Guerra Mundial, agora vivendo como um caçador de recompensas freelance perseguindo “piratas do ar” no Mar Adriático. No entanto, uma maldição incomum o transformou em um porco antropomórfico. Uma vez chamado Marco, ele agora é conhecido no mundo como “Porco Rosso”.
Eu Posso Ver o Oceano(1993), de Tomomi Mochizuki
Dirigido por Tomomi Mochizuki e escrito por Kaori Nakamura, o filme foi baseado na light novel homónima escrita por Saeko Himuro. Este filme foi o primeiro do Studio Ghibli dirigido por outra pessoa que não seja Miyazaki ou Takahata e grande parte da produção foi feita por outros estúdios, como J.C.Staff e Madhouse. Foi uma tentativa de fazer um anime único pelos jovens membros da equipe, principalmente em seus 20 e 30 anos.
Após o divórcio dos pais de Rikako, uma estudante de Tóquio, é transferida para um colégio de Kochi, uma cidade litorânea remota da capital. Ela é bonita, inteligente e dedicada aos estudos e aos esportes, mas não consegue se adaptar à nova vida social da escola. No mesmo colégio estão Taku Morisaki e Yutaka Matsuno, que sempre foram melhores amigos, no entanto, Rikako ficará entre os dois. A história se trata de um triângulo amoroso, feito para o publico mais jovem.
PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins(1994), de Isao Takahata
Esse foi o terceiro filme de Isao Takahata para o estúdio e apenas o seu primeiro a usar elementos de fantasia, diferente dos seus antecessores(O Túmulo dos Vagalumes e Memórias de Ontem). Baseado no folclore japonês, os tanukis (guaxinins) são retratados como espécies perniciosas, que são capazes de usar a “ilusão da ciência” para se transformarem em quase tudo, mas são divertidos, carinhosos e seus rivais são kitsune (raposas) e outros metamorfos.
Nesse filme bem a cara Ghibli, acompanhamos os corajosos guaxinins que se unem para salvar a pátria da floresta dos tratores de investidores gananciosos. Não se deixem levar pela sinopse simples e infantil, pois como todos os filmes do estúdio, sempre tem uma mensagem legal para passar.
Sussurros do Coração(1995), de Yoshifumi Kondo
Mais um filme que não foi dirigido por Miyazaki e Takahata, a direção desse aqui fica por conta de Yoshifumi Kondo, que já tinha trabalhado como Character Design e key Animator em outros filmes do estúdio, o roteiro ainda fica por conta de Miyazaki. É também baseado em um mangá de 1989 feito por Hiiragi Aoi, mesma autora de O Reino dos Gatos.
Nesse filme, acompanhamos a jovem Shizuku, que decide ler vinte livros durante as férias de verão, curiosamente ela descobre que todos os livros que ela pegou na biblioteca foram lidos por Seiji Amasawa, a partir daí começa uma linda historia de romance e fantasia.
Princesa Mononoke(1997), de Hayao Miyazaki
Essa animação custou cerca de US$20 milhões figurando como uma das animações mais caras já produzidas da história do cinema animado japonês para a época em que foi feito, Mononoke Hime foi um grande sucesso mundial arrecadando cerca de US$158 milhões, além de ter conseguido inúmeras críticas positivas. Foi o filme com a maior bilheteria da historia no Japão até a estreia de Titanic.
O filme conta a historia de um príncipe do clã Emishi chamado Ashikata, que recebe uma maldição que o levará até a morte após a tentativa de impedir que sua vila seja atacada por um demônio. Em busca de uma maneira de muda o seu destino, Ashitaka parte para o oeste, onde encontra San, a princesa Mononoke, uma garota criada por lobos e que luta em defesa da floresta, tentando findar com os interesses do clã Tataraba. Embarque nessa jornada de Ashikata e San, enfrentando animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza.
Meus Vizinhos, os Yamadas(1999), de Isao Takahata
Esse talvez pode ser um dos filmes mais “diferentes” do estúdio, sendo o primeiro a ser pintado inteiramente em computador. Baseado em um mangá de Ishii Hisaichi, a narrativa transcorre numa série de vinhetas sobre os incidentes do dia-a-dia, trapalhadas e memórias salpicadas de elementos visuais, músicas e flashes de comédia.
O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Com o passar da trama, mostrando os eventos diários de suas vidas, podemos ver o cotidiano dessa família e perceber que ninguém é realmente comum e normal.
A Viagem de Chihiro(2001), de Hayao Miyazaki
Esse dispensa comentários, a primeira e até agora única animação japonesa a ganhar o Oscar de melhor animação em 2003, apenas na segunda edição da categoria de animações(Shrek foi o primeiro). No Japão, chegou a bater a bilheteria de vários filmes, superando inclusive o aclamado Titanic e se tornando o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com um total de 30,8 bilhões de ienes. Aclamada pela crítica internacional, a obra é frequentemente citada como uma das melhores da década de 2000, e uma das melhores animações de todos os tempos.
No filme, acompanhamos Chihiro, uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família ao mundo exterior.
O Reino dos Gatos(2002), Hiroyuki Morita
O segundo filme da Ghibli baseado em um mangá de Hiiragi Aoi, o filme conta as aventuras de Haru, uma estudante colegial que em um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite, a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer o seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente. Haru não sabe, mas ela será obrigada a se casar com o Príncipe Lune, gato que ela salvou.
O Castelo Animado(2004), de Hayao Miyazaki
Após o grande sucesso de A Viagem de Chihiro, Miyazaki volta com mais uma obra-prima e pela segunda vez seguida foi indicado ao oscar de melhor animação, perdendo para Wallace & Gromit: A maldição dos lobisomens. Nessa incrível animação vemos a jovem Sophie, que teve uma terrível maldição lançada sobre ela, transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no Castelo Animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.
Contos de Terramar(2006), de Goro Miyazaki
O primeiro filme de Goro Miyazaki, filho de Hayao e é baseado nos quatro primeiros livros da franquia Terramar, de autora Ursula K. Le Guin. Nesse filme, estranhos incidentes fazem com que o mago Ged investigue o que anda afetando o equilíbrio das coisas. Em sua perscrutação, ele conhece o príncipe Arren, que relata estar sendo perseguido por algo sombrio. Durante a jornada juntos, eles percebem que o mundo encontra-se em grande perigo.
Ponyo: Uma Amizade que veio do Mar(2008), de Hayao Miyazaki
Quando brincava na praia, o pequeno Sosuke de cinco anos encontra um peixe vermelho preso num frasco de geleia, ele liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, exige que o pequeno peixe a regresse às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke.
O Mundo dos Pequeninos(2010), de Hiromasa Yonebayashi
O Mundo dos Pequeninos recebeu muitas críticas positivas, sendo ainda a maior bilheteria japonesa em 2010. Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros donos da casa. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.
Da Colina Kokuriko(2011), de Goro Miyazaki
Este é o segundo trabalho de Goro Miyazaki para o Studio Ghibli e é baseado no mangá shojo de 1980, Kokuriko-zaka kara de Tetsuo Sayama e Chizuru Takahashi. O filme se passa pós-segunda guerra, em Yokohama. O Japão está se recuperando da devastação e se preparando para sediar as Olimpíadas, neste cenário de esperança e mudança, uma amizade começa a florescer entre os estudantes do ensino médio Umi e Shun. Mas um segredo oculto do passado surge para lançar uma sombra sobre o futuro e separá-los.
Vidas ao Vento(2013), de Hayao Miyazaki
Vidas ao Vento foi anunciado como o último longa-metragem dirigido por Miyazaki, antes de sua aposentadoria em setembro de 2013. No entanto, em 2017, Miyazaki anunciou que havia saído da sua aposentadoria para dirigir Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka, que deverá ser lançado em 2021/2022. O filme também foi indicado ao Oscar de melhor Animação, mas teve o azar de ser do mesmo ano que a febre Frozen – Uma Aventura Congelante e acabou perdendo o prêmio.
A animação conta a vida do designer de aviões Jiro Horikoshi e os principais acontecimentos históricos que afetaram sua trajetória. O jovem Jiro sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, Jiro entra na divisão de aviões de uma grande empresa de engenharia japonesa e lá ele conhece e se apaixona por Naoko, desfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação.
O Conto da Princesa Kaguya(2013), de Isao Takahata
O último filme do mestre Isao Takahata que infelizmente faleceu aos 82 anos em 5 de Abril de 2018, devido a um câncer no pulmão. A animação foi baseada no folclore do Conto do Cortador de Bambu e o filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2015, mas perdeu o premio para Big Hero 6, da Disney.
Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama.
As Memórias de Marnie(2014), de Hiromasa Yonebayashi
Esta é a segunda animação do Studio Ghibli a ser dirigida por Hiromasa Yonebayashi. A primeira foi O Mundo dos Pequeninos e a história é baseada no romance When Marnie Was There, escrito por Joan G. Robinson. Assim como o filme anterior, ele também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação, em 2016 e mais uma vez perdeu para um filme da Disney, Divertida Mente.
Anna é uma menina 12 anos que só consegue se expressar através dos seus desenhos. Por conta de seus ataques de asma, ela é enviada para passar um tempo com os tios que moram no campo, para poder respirar ar puro. Durante seus passeios pela nova cidade, ela conhece Marnie, com quem faz uma amizade instantaneamente. Mas Anna vai descobrindo aos poucos que Marnie não é bem quem ela aparenta ser e ela começa a investigar o mistério que cerca sua nova amiga.
Aya e a Bruxa(2020), de Goro Miyazaki
Esse filme foi anunciado como o primeiro filme da Ghibli feito inteiramente em computação gráfica e é o terceiro filme de Goro Miyazaki para o estúdio. Foi baseado no livro Tesourinha e a Bruxa de Diana Wynne Jones e chegou até a ser pré-indicado ao Oscar de Melhor Animação, mas acabou ficando de fora da lista final.
O filme trata de Aya, uma jovem que vive num orfanato e gosta da sua vida, mas quando é adotada por uma bruxa e levada para uma casa assombrada, as coisas mudam. No entanto, a jovem não se deixará assustar e fará o melhor que puder para controlar a situação.
Mais dicas e informações:
- Após dizer que iria se aposentar em 2013, depois do lançamento de Vidas ao Vento, Hayao Miyazaki já anúnciou que está trabalhando em um novo filme chamado “Como Você Vive?”, ainda sem data de estreia.
- Em 2014, na temporada de Outono, o Studio Ghibli junto com a Polygon Pictures lançou um anime de 24 episódios chamado Sanzoku no Musume Ronja, dirigido por Goro Miyazaki e feito em Cg.
- Em 1982, o livro Cello Hiki no Gauche foi adaptado pelo estúdio Oh! Production para um filme de 1 hora, 3 min, dirigido por Isao Takahata. Assim como Nausicaa: A princesa do vale dos ventos, esse filme foi produzido antes da fundação do estúdio Ghibli, só que mais tarde também teve seus direitos adquiridos.
- O filme a Viagem de Chihiro é até hoje o único filme de animação de a língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Animação.
- Cinco dos filmes do Studio Ghibli estão entre os 10 filmes de anime de maior bilheteria feitos no Japão e cinco ganharam indicações ao Oscar.
- Antes da formação do estúdio, Miyazaki e Takahata já tinham longas carreiras na animação japonesa de cinema e televisão e haviam trabalhado juntos em Nausicaa, Panda Kopanda e Taiyou no Ouji: Horus no Daibouken.
- Hayao Miyazaki também já dirigiu um filme da famosa franquia Lupim III, chamado Lupin III: O Castelo de Cagliostro. O filme foi a primeira vez que Miyazaki dirigiu um filme para os cinemas depois de ter trabalhado anteriormente como animador para a Toei Animation e Telecom Animation Film e dirigido várias séries, incluindo Lupin III e dois episódios de Lupin III Parte II.
- É impossível citar o estúdio Ghibli sem falar de Joe Hisaishi, muito da qualidade das animações se deve às incríveis trilhas sonoras compostas por esse gênio. Ele também é conhecido pelas trilhas sonoras que fez para os filmes do cineasta Takeshi Kitano, incluindo Ano natsu, ichiban shizukana umi (1991), Sonatine (1993), Kids Return (1996), Hana-bi (1997), Kikujiro (1999), e Dolls (2002), bem como para o jogo de vídeo game Ni no Kuni.
- Mais de 20 filmes da Ghibli estão disponíveis no catalogo da Netflix, não perca seu tempo e corre lá para assistir.
- Se quiser mais listas e guias como esse, deem uma olhada nos guias de HunterxHunter e One Piece que eu fiz.
Então é isso pessoal, mais um guia encerrado, espero que gostem e qualquer duvida ou dica, me chamem nas redes sociais. Até a próxima!