
Falae, meu povo da lindeza. Quem vos fala é o Sora, e bom meu povo, depois dessas duas semanas sem ter um episódio de Shingeki no Kyojin, muita expectativa foi criada em cima desse quinto episódio, eu incluso, e eu tenho que admitir, eu esperava um pouco mais para ele. Não que tenha sido ruim, mas eu pensava que agora seria o grande clímax desse momento da história, mas foi novamente uma preparação para o próximo episódio, que será de fato o grande ápice desse momento da série. Mas isso tira a importância do episódio? Não. Muita coisa interessante foi revelada aqui, inclusive alguns mistérios que foram, porém, como diria Jack, o Estripador: “vamos por partes”.
Em linha gerais, dá para dividir esse episódio em dois acontecimentos importantes, a conversa entre o Reiner e o Eren, e a grande declaração de guerra de Willy Tybur. Começando pela parte da família Tybur, conhecida como a família que ajudou a destronar o maligno rei Fritz com a ajuda do grande herói marleyniano Helos, durante a grande guerra titã, onde as famílias que detinham os outros oito titãs originais estavam em guerra entre si, forçando o rei maldito a se esconder na Ilha de Paradis derrotado, na verdade, não é tão heroica quanto ela se apresenta.

Na verdade, foi o próprio rei Fritz que se isolou dentro das muralhas. Após ver as barbaridades que o povo de Eldia cometia, o rei fez um trato com a família Tybur para que ele ficasse com aquela terra, levando o máximo de eldianos possível com ele para uma ilha isolada. Com isso, o rei criou as muralhas usando centenas de titãs colossais, ameaçando que iria libertá-los para destruir todo o mundo caso as nações chegassem a tentar invadir as muralhas, contudo, não era isso que Fritz queria. Na verdade, ele não tinha nenhuma intenção e liberar aqueles monstros contra as nações, justamente por sentir culpa dos pecados que a nação dele cometeu, ele se trancou dentro das muralhas até o momento que o mundo invadisse aquele lugar e destruísse tudo, porém ele ainda queria que o povo dele vivesse em paz o máximo que pudesse dentro das muralhas, até o momento onde eles seriam inevitavelmente mortos pelo mundo, passando esse desejo para todos os seus descendentes que herdassem o seu Titã Primordial.
Essa revelação é contada por Willy no momento da grande apresentação do festival, onde seria feita a declaração de guerra contra a Ilha de Paradis, onde estavam reunidos todos os líderes mundiais e a grande mídia para documentar tal ato. Por fim, ele fala que agora a ordem de paz de Karl Fritz foi acabada, pelo fato de o Titã Primordial não estar mais em posse da família real, mas sim de um homem chamado Eren Jaeger, o terrível vilão que pode acabar com toda a humanidade. Por esse motivo, ele está declarando guerra contra aquele lugar.

Paralelo a tudo isso, está ocorrendo a conversa entre Eren e Reiner. Lá podemos ver o tanto que o Eren mudou, tanto em quesito de habilidade, já que agora ele consegue controlar tanto sua regeneração quanto a sua transformação titã ao seu bel-prazer, quanto em quesito de personalidade, já que ele está bem mais calmo e menos sentimentalista. Eren fala que é igual ao Reiner, pelo fato de saber daquilo que ele vai fazer, das pessoas que ele vai matar, inocentes ou não, da destruição que ele vai causar, mas ele não importa. Ele apenas vai seguir em frente, assim como lhe foi aconselhado no passado. Já por parte do Reiner, vemos a culpa dele transbordar, pedindo para ser morto pelo Eren justamente pela culpa que ele carrega, pelas pessoas que ele matou, enganou, conviveu, ele não se acha mais digno que estar ali e quer desesperadamente que alguém o julgue e o puna pelas coisas que ele fez.

Apesar de tudo que foi dito por todos os lados, o Eren está decidido a fazer o que ele tem que fazer, então ele se transforma em titã naquele prédio, matando centenas de pessoas que estavam naquele local, incluindo o próprio Willy Tybur? Mas será mesmo? Vimos que ele foi partido no meio, mas já nas prévias do próximo episódio vemos que vai aparecer o tão aguardado Titã Martelo de Guerra. Então será que o Willy vai se transformar ou será alguma outra pessoa?
Outras coisas que podemos também observar é novamente a aparição daquela senhora asiática, que foi revelada ser de uma tal família Asumabito, mostrando que ela talvez soubesse que poderia acontecer, já que ela fala com Tybur antes da apresentação e se retira do local. Outras pessoas que pareciam saber que talvez algo poderia acontecer eram os soldados de Marley, já que o comandante Magath parecia estar coordenando todas as tropas para vigiar qualquer movimentação suspeita. Por fim, tanto a Pieck quanto o Galiard foram pesos em um alçapão, impedidos de se transformarem em Titãs, por um soldado que pare ser loiro… que será essa pessoa?
No mais, foi isso que ocorreu no último episódio de Shingeki. O que vocês acharam? O que vai agora ocorrer, já que tem um titã no meio da cidade preparado para destruir tudo? Será que esse Titã Martelo de Guerra vai conseguir derrotar o Titã de Ataque? Bom, essas perguntas ficarão pra próxima semana, então podem aguardar ansiosos por mais uma resenha. Nos vemos semana que vêm.
