Perfect Blue é uma adaptação animada de uma novel escrita por Yoshikazu Takeuchi. O filme foi dirigido pelo Satoshi Kon que participou de Paprika, não como diretor, mas como seyuu. A novel foi adaptada em 1 hora e 21 minutos pela toda poderosa (naquela época) MadHouse, e lançado em 1998.



Sinopse:
Mima Kirigoe é uma cantora pop de uma banda CHAM!, mas decide se tornar uma atriz, tendo como primeiro projeto uma série de crime dramática. Muitos de seus fãs ficam chateados com sua decisão e uns deles, obcecado por Mima, começa a perseguí-la e a enviar mensagens a chamando de traidora. Decidida a ignorar tais fatos, ela se preocupa com sua personagem na série que sofrerá um sequestro em um dos episódios. Sem ter noção da possibilidade de ser afetada pela cena, Mima fica traumatizada e começa a não saber distinguir a realidade da ficção. Seu problema maior começa quando seus colegas de trabalho são assassinados e as provas apontam para ela mesma.
Personagens:



Mima é desenvolvida muito extensivamente ao longo do filme, como ela é a única protagonista. É uma personagem fácil de se cativar, compartilhando seu medo, depressão e confusão. Ela faz uma protagonista fantástica, e como mencionei acima, maravilhosamente ilustra o tema da perda de inocência. O elenco de apoio faz bem, com Rumi e seu stalker sendo os principais personagens laterais. A Rumi é desenvolvida muito bem, especialmente na metade posterior da série como a história é amarrada. O perseguidor, enquanto muito menos explorado, ainda tem suas motivações claramente explicadas e o espectador recebe um olhar fantástico em uma mente desarranjada. No geral, tem um dos melhores protagonistas que já vi e um forte elenco de apoio.
Animação:
Um fator marcante é a cinematografia. O ângulo das cenas sendo mudado dá uma certa profundidade de visão que a maioria das outras séries não pode chegar perto de igualar, mesmo hoje, a cinematografia contribui incontrolavelmente para o plot de perfect blue, mas em questao de animação já não é muito de se elogiar,pois a integralidade não é a das melhores, fazendo paraecer que em alguns frames os personagens foram simplesmente colados no cenaria da cena.
Enredo:



A história gira em torno de Mima Kirigoe, a líder de um trio pop que decidiu seguir carreira solo como atriz. Seu pequeno papel recorrente em uma série para vídeo acaba se transformando em uma grande oportunidade, mas o papel e uma sessão de fotos subsequente envolvem … situações comprometedoras, para dizer o mínimo. Além de tudo isso, ela tem um perseguidor que conhece todos os detalhes íntimos de sua vida e está postando na Internet. E então os assassinatos começam, e sua sanidade começa a se desgastar, a linha entre realidade e fantasia se confunde mais e mais conforme o filme avança, e você se pergunta se é tudo na cabeça dela, ou é real.
Trilha Sonora:
A trilha sonora é assustadora e desorientadora, um sentimento de suspense pode ser gradualmente construído e liberado, ou de repente chegar ao clímax. As musicas que o trio de Mima faz (CHAM!) são bem cativantes.
Conclusão:
Um suspense psicológico incrível, só não perfeitamente animado, e que vai fazer você se perguntar o que é a ilusão da realidade.