Se você não chorar, você não tem coração…
Koe no Katachi, A Voz do Silêncio ou A Silent Voice. Independente do nome que você prefere usar, esse é um dos melhores filmes de anime já feitos, e com certeza um dos meus favoritos, principalmente porque eu me identifico muito com o protagonista. O filme é uma adaptação do mangá de 2013 de Yoshitoki Oima, que também é a autora de “To Your Eternity”.
Sinopse
Um antigo bully tenta se desculpar com uma garota que ele atormentava na escola. Ele acha que não merece perdão, mas vai tentar fazer o que é certo.
Personagens
Os personagens principais são Shoya Ishida, um garoto que fazia bullying com a outra protagonista, a Shouko Nishimiya. Já os secundários são personagens da infância dos dois (uns que ajudaram Nishimiya e outros que zoaram dela com Ishida) ou uns que Ishida conhece já no ensino médio.
- Shoya Ishida
Ishida é um jovem que, por conta de seu passado, sofre de depressão que quase o levou ao suicídio. Por conta de suas ações, ele busca redenção, por isso aprendeu a linguagem de sinais para se comunicar com Nishimiya.
- Shouko Nishimiya
Nishimiya, por outro lado, é uma garota que possui uma deficiência auditiva, e que se mudou para a mesma escola de Ishida no sexto ano. Após descobrirem que Ishida praticava bullying com ela, ela se mudou para outra escola, e os amigos de Ishida começaram a ignorá-lo.
Animação
O anime foi produzido pela Kyoto Animation, responsável pela animação de obras como K-On, Violet Evergarden e Hyouka, e conta com paisagens muito bem detalhadas, movimentos fluidos, arte belíssima, etc.
Enredo
Nishimiya, que possui perda auditiva congênita, é transferida para a classe de Ishida. No início, todos queriam conversar com ela, mas ela foi ignorada pois seus colegas estavam fartos de sua forma de comunicação. Ueno, a garota que ajudou muito Nishimiya quando ela entrou na turma, virou as costas para ela. Enquanto Nishimiya era humilhada pela classe, Sahara era a única que queria falar com ela, mas devido à pressão de amigos, Sahara mudou de escola. Em cinco meses, Shouko foi humilhada por Shoya e chegou a perder oito aparelhos auditivos caros. A mãe de Shouko contatou a escola com medo de sua filha ser intimidada. Então, Shoya foi rejeitado pelos seus amigos e se tornou alvo de bullying pelos seus colegas.
Shoya, depois de ser intimidado, entende os sentimentos de Nishimiya naquele momento, lamenta o que ele fez no passado e decide se encontrar com ela novamente para se desculpar pelos seus pecados. O enredo é uma lição de vida linda, sobre amizade, redenção, depressão e arrependimentos.
Trilha sonora
A trilha sonora é um dos maiores pontos fortes da obra! Na minha opinião, é uma das mais tristes dos animes, e consegue passar esse sentimento com maestria. Foi composta por Kensuke Ushio (também conhecido como Agraph), que produziu a trilha sonora de Devilman Crybaby.
Conclusão
Infelizmente, essa obra de arte sai do catálogo da Netflix amanhã (04/06), então se você ainda não viu, corre que ainda dá tempo! Koe no Katachi nos ensina a importância da comunicação, da amizade e do respeito, e aborda temas polêmicos como depressão e suicídio de uma maneira extremamente precisa. É um filme importantíssimo hoje em dia. Repetindo, se você ainda não viu, veja! A Voz do Silêncio – Koe no Katachi atualmente só está disponível na Netflix, mas como eu disse, dia 04/06 vai ser removido do catálogo.