Dr. Stone: Stone Wars é a continuação da adaptação do mangá homônimo que se iniciou-se em 2017 e está em publicação até hoje, escrita por Riichiro Inagaki e ilustrada pelo glorioso Boichi. O anime foi dirigido por Shinya Iino, que foi assistente de direção em Made in Abyss e dirigiu episódios de animes como Bakaramon e Black Bullet. Essa temporada adaptou alguns dos capítulos do mangá em 11 episódios, produzido pela TMS Entertainment e lançada na temporada de inverno de 2021.



Sinopse:
Em um dia fatídico, toda a humanidade foi petrificada por um clarão ofuscante de luz. Depois de vários milênios, o colegial Taiju acorda e se vê perdido em um mundo de estátuas. No entanto, ele não está sozinho! Seu amigo amante da ciência, Senku, está desperto há alguns meses e ele tem um grande plano em mente, dar início a civilização com o poder da ciência!
Personagens:



Entramos numa área do anime cautelosa e cabulosa, porque a maioria dos personagens só conseguem entregar uma dimensionalidade literal e automaticamente criando apenas um ponto de vista da história, por exemplo a Ruri. Na temporada passada, foi uma personagem que para a cura dela, foi criada tanta metragem, tantas coisas relacionadas somente à ela, para no fim, ela apenas servir para que outros personagens se desenvolvessem. A inutilidade dela foi perfumada para um declínio total, e a partir disso, os outros denominado eufemicamente ruins, como um vilão decadente que por uma simples trégua é o suficiente para derrota-lo, apenas arquitetado para conseguir um final. A Kohaku, mesmo sendo uma das personagens principais servindo apenas como ferramenta para as lutas e pouquíssimas vezes contribuindo para melhora da qualidade do enredo e convicções de personagens secundários sendo nulas. Claro que em meio a todo esse caos, temos ainda bons personagens, como Gen arquitetando tudo para conseguir aliados novos através de uma cantora, já gerando algo relativamente cômico, mas ainda assim, não o suficiente para carregar a maioria do elenco sem vida de Dr. Stone.
Animação:
A animação está bem longe de ser algo de encher os olhos, mas também não é algo inassistível, mas como até o título diz que aconteceria uma guerra, o trabalho poderia ter sido mais sofisticado. Deixarei um exemplar aqui embaixo:
Enredo:



O anime continuou com as mesmas fórmulas, o Senku fazendo todo o seu desenvolvimento para a ciência e o Gen persuadindo meio mundo com toda sua lábia, junto com Chrome muitas vezes fazendo um suporte aos dois, como na caverna do milagre em que o experimento de Senku não estava dando certo, até que milagrosamente (praticamente um deus ex machina) ele arranjou o material que eles precisavam e assim revertendo toda a guerra à favor deles, o que foi muito trivialmente resolvido. Outro exemplo de incoerência/conveniência é quando o Tsukasa toma uma lança varando o seu peito e depois de alguns minutos, já estava fazendo uma dupla com o Senku, preparado para uma batalha final que decidiria muitas coisas ou quando o You Uei (o policial) encontra acidentalmente a Homura e acaba libertando ela, o que assim desencadeia em uma explosão na caverna do milagre, e que assim desencadeia uma lança varando o peito de Tsukasa, o que resulta em uma péssima trama, nada orgânica e na maioria das vezes com acontecimentos sem sentidos.
Trilha Sonora:
Em meio a tudo isso, a trilha sonora não consegue ser algo memoravel no geral, mas ela se destaca quando o anime alcança uma parte cômica, aí com certeza, com a trilha sonora e a parte por trás de tudo isso, é uma produção bem feita. Os sound effect deste anime é jacoso, pois, na maioria das vezes não trazendo um sound effect fiel do que está acontecendo.
Conclusão:
Esperava mais dessa season, mas com certeza ainda dá para tirar umas poucas e boas risadas, acho que faltou mais desenvolvimento nos experimentos, como aquele tanque foi construído muito rapidamente, e quando esse tipo de coisa acontece, o mais provável é que o caro espectador sinta apatia, talvez com esse desenvolvimento maior até poderia abaixar um pouco o nível de conveniência.