O filme chegou com a missão de adaptar um dos piores arcos do mangá
Pretty Guardian Sailor Moon Eternal: O Filme, dirigido por Chiaki Kon e lançado pela Netflix em 2021, segue depois de quase cinco anos de ausência a continuação do anime Sailor Moon Crystal, separado em duas partes com 81 minutos cada, a obra teve como principal função adaptar um dos arcos mais detestados pelos fãs das guardiãs sailors. Com a primeira parte focada mais em recapitular da história e emergir o novo enredo e segunda concluir a aventura por completo e abrir para uma possível continuação.
Sinopse:
Quando um poder sombrio toma conta da Terra após um eclipse solar total, apenas uma reunião das guardiãs Sailor poderá trazer a luz de volta para o mundo.
Personagens:
Seguindo fielmente o mangá e o anime, as personagens continuam com o brilho e beleza de sempre, com um foco maior nas histórias de como viraram essas guardiãs, todas as Sailors Guardians ganham um destaque notório no filme, principalmente as cinco sailors que acompanham Usagi, sailor Mercury, Jupiter, Mars, Venus e Chibiusa. Já na segunda parte, o filme nos traz as outras guerreiras sailor, com muito menos protagonismo, mas ainda deixando sua marca no longa.
Já os vilões não são cativantes ou marcantes iguais a outros arcos, mesmo assim o Dead Moon Circus veio com a função principal de explicar ao público novo o que são e de como as guerreiras sailors se tornaram o que são hoje.
Animação:
Essa é um dos maiores, senão o maior acerto do filme, o salto incrível na qualidade da animação é assustadora, tanto a aparência dos personagens e das transformações mostram a beleza que é esse filme, os fãs do anime Crystal com certeza irão amar a qualidade da animação.
Enredo:
Um eclipse solar muito aguardado se transforma em um cenário perigoso quando uma força sombria domina a Terra. Somente a reunião das Sailors pode ser capaz de salvar o mundo das garras do Dead Moon Circus e da maléfica rainha Nehelenia, e contarão com a ajuda do Pégasus Hélios e do Tuxedo Mask para vencer o mal.
Trilha Sonora:
Junto com a melhora na animação, as trilhas sonoras também não passam despercebidas, as músicas das transformações e batalhas das sailors continuam as mesmas, para a alegria dos saudosistas, e as músicas de encerramentos são uma combinação do clima que é Sailor Moon.
Conclusão:
Com o intuito de adaptar um arco impopular, o filme é uma adaptação muito fiel e consegue sim ser aquilo que os fãs esperam, ainda mais com o sentimento da nostalgia, Pretty Guardian Sailor Moon é uma boa pedida para quem estava com saudade das guerreiras. Entretanto, caso você nunca tenha visto nada antes delas, recomendo fortemente você a assistir o anime ou ler o mangá porque mesmo o filme tentando contextualizar todas as histórias, ele deixa alguns pontos de que só quem tem conhecimento prévio vai entender.