“ALL HAIL LELOUCH!”

Recentemente eu assisti Code Geass: Lelouch of the Rebellion, e foi uma das melhores coisas que eu fiz. Minhas expectativas estavam altissímas, porque minha amiga me recomendou muito, e o anime conseguiu superar todas elas, tanto é que se tornou um dos meus animes favoritos!
Code Geass é uma franquia de animes, mangás e jogos que teve origem com o anime original “Code Geass: Lelouch of the Rebellion“, de 2006, escrito por Ichiro Okouchi. O anime tem duas temporadas de 25 episódios cada e uma adaptação para mangá.
Quando comecei a assistir, confesso que achei que seria só mais um anime de mecha (robôs gigantes), mas como é bom estar errado! O anime tem uma história incrível, personagens muito bem desenvolvidos, uma trilha sonora excelente, uma animação fluída e muito mais, só assistindo pra ver.
Sinopse:

“Lelouch Lamperouge é um jovem estudante que vive no Sacro Império da Britannia. No ano de 2010 do calendário imperial, a Britannia declarou guerra ao Japão, que acabou sendo derrotado. Com isso, o país perdeu a sua liberdade, seus direitos e até mesmo o seu nome, passando a ser chamado de Área Onze. Criou-se também duas sociedades totalmente opostas. Enquanto os japoneses (chamados de “onzes”) vivem em uma parte da cidade degradada e miserável, os britannianos residem do outro lado confortavelmente, demonstrando a desigualdade gritante e o forte domínio imposto pelo Império da Britannia. Dentro dessa realidade, Lelouch vive entre seus colegas de escola e a sua irmã, Nunnally, que é deficiente visual e cadeirante. De personalidade introvertida, mas extremamente (e quando eu digo extremamente, é literalmente extremamente) inteligente, o jovem estudante na verdade guarda um grande segredo, que intimamente deseja esquecer: ele é um dos sucessores ao trono da Britannia.”
Personagens:

Como eu disse no começo, uma das coisas que mais me impressionou em Code Geass foi o desenvolvimento dos personagens. É incrível o jeito que cada personagem sofre com seus traumas passados e é desenvolvido ao longo da história! Você cria amor por alguns e ódio eterno por outros, e tem uns que você chega a odiar por um bom tempo e amar no final.
- Lelouch vi Britannia

Definitivamente um dos meus personagens favoritos de todos os tempos! Aparentemente um simples estudante de 17 anos na Academia Ashford, Lelouch Lamperouge, apelidado de Lulu por seus amigos, é o filho do Imperador da Britannia (Charles zi Britannia) e também da Imperatriz Marianne vi Britannia. Outra característica do personagem é sua inteligência acima da média, capaz de montar estratégias de batalha e até ganhar partidas de xadrez sem nenhuma dificuldade. Seu nome real é Lelouch Vi Britannia e ele foi o décimo Príncipe da Britannia e 17º na linhagem para suceder o trono, antes do incidente que matou sua mãe e deixou sua irmã paraplégica. Em outro incidente, ele ganhou o poder ocular “Geass” e iniciou sua busca pela destruição da Britannia, fundando A Ordem dos Cavaleiros Negros usando o codinome Zero. Ao mesmo tempo que lidera essa ordem, Lelouch tenta fazer um lugar onde não há ódio ou conflitos para sua irmã Nunnally Lamperouge.
- C.C.

Amante de pizzas, CC (pronuncia-se C2 ou Ci Two, em inglês mesmo) é uma misteriosa garota de cabelo verde que entregou o Geass ao Lelouch sob a condição de ele realizar o maior desejo dela. As suas habilidades foram descobertas pela Britannia e ela foi presa para servir como experimento no passado. Ela passivamente supervisiona as missões de Lelouch para garantir que ele não morra. Não posso falar muito sobre ela porque ela é uma peça chave na história, então se eu falar muito vai ser spoiler!
- Suzaku Kururugi

Suzaku é amigo de infância de Lelouch e filho do último primeiro ministro do Japão. Quando criança, Lelouch jurou para Suzaku que iria destruir a Britannia. Ele é um soldado do Serviço de Forças Armadas da Britannia e foi escolhido para testar um novo modelo de Knightmare Frame, o Lancelot. Suzaku acha que os métodos utilizados por Zero são ruins e ilegais e não aprova estas decisões, se tornando inimigo de Zero. Após um incidente que envolve o Zero e uma pessoa que Suzaku tem muito afeto (não darei detalhes para evitar possíveis spoilers), ele decide que vai atrás de Zero para se vingar. Ele é um dos personagens que você odeia em alguns momentos mas ama em outros.
- Nunnally vi Britannia

Nunnally é a irmã mais nova do Lelouch. Quando sua mãe (a Imperatriz Marianne) foi assassinada, ela perdeu a visão e ficou incapacitada de andar. Ela também renunciou seu sobrenome e foi para a Área 11 com Lelouch, onde conheceu Suzaku. Assim como CC, ela é uma peça importante na história, então vou evitar me aprofundar sobre ela.
- Kallen Stadtfield / Kallen Kozuki

Uma menina mestiça (meio japonesa, meio britânica), que no fundo acredita ser uma japonesa no coração e prefere ser chamada por seu nome de nascimento, Kallen Kozuki. É a líder do esquadrão particular de Zero, da Ordem dos Cavaleiros Negros, e é uma das mais talentosas pilotos dos Knightmare Frames. Vem de uma família prestigiosa da Britannia e estuda na academia de Ashford, onde é um membro do Conselho Estudantil, mesmo que sua vida dupla atrapalhe bastante em sua vida escolar. Ela é uma das primeiras a desconfiar que Lelouch é o Zero.
Animação:

À primeira vista, o traço do anime pode ser bastante peculiar (pelo menos pra mim foi), mas depois de 2 episódios você já acostuma e começa a achar bonito! Tirando isso, eu achei a animação excelente. O estúdio Sunrise, que também animou animes clássicos como Cowboy Bebop e Gintama, foi o estúdio responsável por animar Code Geass, mas o design dos personagens foi criado pelo grupo feminino de mangakás CLAMP!
Enredo:

A lore de Code Geass é uma das mais incríveis que eu já vi, e consegue prender o espectador cada vez mais à sua história. O final das duas temporadas é simplesmente perfeito, principalmente o da segunda temporada: que final lindo!
Outro ponto fortíssimo de Code Geass é seu worldbuilding; desde a Britannia até a Federação Chinesa o anime consegue manter uma qualidade excepcional de worldbuilding.
Trilha Sonora:
Não tenho nem palavras pra descrever o quão incrível essa trilha sonora é e o quanto ela marca quem escuta! Tenho arrepios só de ouvir a música do final… Ao longo da série, as openings ficam cada vez mais “agressivas”, até chegar na 5ª, que passa uma sensação de redenção, e isso é incrível, levando em conta os acontecimentos do anime.
Conclusão:

Code Geass não é um anime, e sim, uma verdadeira obra de arte. Queria poder reassistir sem saber de nada, como se fosse a primeira vez…
Um anime que fala sobre coisas profundas, como política, dramas, filosofia, amor, amizade, decepção, e muito mais!
Enfim, no geral, Code Geass é um anime maravilhoso, e acho que merece muito mais reconhecimento. O protagonista, junto com as suas reviravoltas, conseguem prender o espectador e o fazer ansiar pelo resultado das batalhas e das manobras de Lelouch atrás de sua vingança. Se você ainda não viu, veja! Tenho certeza que não vai se arrepender.
Code Geass está disponível para assistir na Netflix e na Crunchyroll.

“Eu, Lelouch vi Britannia, ordeno que você assista Code Geass!”