


Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou, abreviado como Higehiro, é uma adaptação da light novel de mesmo nome escrita por Shimesaba. A novel já tem mais de 400 mil cópias em circulação.
Higehiro começou de uma forma interessante. Como é um programa com um homem de 26 anos e uma adolescente de 17 morando juntos, obviamente vão surgir suspeitas sobre o que pode acontecer entre eles. O interessante, porém, é que o anime reconhece esse fato e age de acordo com ele, dando-lhe um toque triste. Grande parte da narrativa será focada em Sayu, a adolescente nesse cenário.
Sinopse:



O trabalhador de escritório Yoshida está apaixonado pela sua colega de trabalho, Airi Gotou, há cinco anos. Apesar de finalmente marcar um encontro com ela, a sua confissão é prontamente rejeitada. Bêbado e desapontado, ele tropeça a caminho de casa e encontra uma estudante do ensino médio sentada ao lado da estrada. A menina, que precisa de um lugar para passar a noite, tenta seduzir Yoshida. Apesar de rejeitar os seus avanços, ele convida-a para o seu apartamento.
Na manhã seguinte, a menina, apresentando-se como Sayu Ogiwara, revela que fugiu de Hokkaido até Tóquio. Durante os seus seis meses de fuga, ela trocava favores sexuais por um lugar para ficar. Yoshida achou o que ela fazia um absurdo, e em vez disso, ele pede que ela faça um tipo diferente de trabalho – que envolve as tarefas de casa. E assim, um relacionamento comovente entre um adulto de coração partido e uma menina fugitiva do ensino médio começa.
Personagens:
- Yoshida



Yoshida é um programador de 26 anos com cabelo preto curto, olhos castanhos e rosto bem decente. Vivendo sozinho a maior parte de sua vida, Yoshida cresceu e se tornou uma pessoa altamente independente. Ele é um funcionário excepcional e confiável, sempre dedicado ao seu trabalho; faz horas extras diariamente e ainda ajuda a aliviar a carga de tarefas dos seus colegas. Ele se mostra indiferente as seduções de Sayu, afirmando que não tem interesse em crianças, mas sim em “mulheres mais velhas com peitos grandes”.
- Sayu



Sayu era uma estudante do ensino médio antes de fugir de Hokkaido, onde morava com sua mãe e seu irmão, e sobreviveu seduzindo homens desconhecidos e dormindo com eles antes de conhecer Yoshida sob um poste de luz. Ela conseguiu dormir – e depois morar – no apartamento de Yoshida, embora, nas palavras dele, seja “só por enquanto”. Ela consegue um emprego de meio período em uma loja de conveniência, onde encontra um conhecido e vira amigo de outra garota que trabalha lá. O passado dela, que foi o motivo pra ela fugir, é muito triste e bem construído, e é revelado depois no anime. Ela evita falar o máximo possível sobre ele.
Animação:



O estúdio responsável por adaptar Higehiro foi o Project No.9, e sua animação mais famosa é Higehiro. No geral, a animação é boa, bem fluída e polida, mas de vez em quando dá pra perceber algumas “recaídas”.
Enredo:



ATENÇÃO: Essa parte terá alguns spoilers mínimos!
O anime apresenta Sayu, sentada embaixo de um poste de luz, sozinha, e então Yoshida aparece indo para casa, bêbado. Depois de conversar um pouco com Yoshida, Sayu pede que Yoshida a deixe dormir na casa dele. Yoshida se recusa, e então Sayu então oferece uma proposta. Se ele permitir, ela deixará ele “fazer aquilo” com ela. Nos dias de hoje, é bastante óbvio o que ela quer dizer com isso. Esta proposta, seguida por muitas repetições futuras, introduz a suspeita de que Sayu é uma prostituta; que ela está disposta a fazer sexo em troca de qualquer coisa. No entanto, Yoshida não aceita nenhuma. Afirmando que não gosta de crianças, ele recusa a oferta dela, embora, depois de conversar o suficiente, diga a ela que ela pode ficar se ajudar nas tarefas domésticas. Sayu parece estar um tanto confusa com a alteração do termo de Yoshida, entendendo que a relação sexual teria sido a melhor coisa que ela poderia oferecer a um homem como ele, e ainda assim ele muda para tarefas domésticas simples. Em bucas de um lugar pra dormir, ela obedece aos termos dele e começa a trabalhar para a casa.



Ao longo do anime, vários momentos surgem em que Sayu fica confusa com suas ações em relação a Yoshida. Ele a trata com gentileza, alimentando-a, comprando roupas novas e até um celular. Acreditando não ter feito nada para realmente merecer essas coisas, Sayu sempre insiste que ela não quer, embora Yoshida compre para ela de qualquer maneira. A princípio, ele suspeita que ela está apenas sendo humilde, embora isso não seja verdade.
No episódio 3, é revelado que Sayu não acredita na bondade das pessoas; se alguém faz algo por ela, ela sempre acredita que as pessoas esperam que ela pague de volta. Sem mais nada a oferecer, Sayu pergunta novamente a Yoshida se ele deseja ter relações sexuais com ela. Ele continua insistindo que não gosta de garotinhas, mesmo depois que Sayu explica que ela acredita que é muito bem dotada, apesar de sua idade. Isso implicaria que Sayu deseja que os outros olhem para além de sua idade e vejam seu corpo como um meio de prazer, sendo a única coisa que ela acredita que pode oferecer em troca de coisas que as pessoas lhe dão.



Desse modo, a amizade dos dois é desenvolvida ao longo dos episódios, fazendo você criar um vínculo com os mesmos e até mesmo chorar em certas partes.
Trilha Sonora:
A trilha sonora é muito bem utilizada, além de ser linda e bem composta! A opening e o ending foram uns dos meus favoritos da temporada passada.
Conclusão:



Higehiro nos fez pensar que Sayu está oferecendo sexo para seu próprio prazer, como o estereótipo dela sugere. Na realidade, que é sombria e triste, é verdade; ela está fazendo isso pelo seu próprio bem, para sua sobrevivência. Mas devido ao destino, seu destinado veio e a ajudou a passar por isso, dando-lhe um motivo para neutralizar aquilo que a incomodava.
Em nenhum momento Yoshida se aproveita da situação de Sayu, muito pelo contrário: ele sempre a respeita e respeita seu tempo. Sayu acha que Yoshida está sendo muito gentil, por não querer ter relações com ela, mas Yoshida a ensina que o que ele está fazendo é o mínimo que uma pessoa decente faria, e que os que se aproveitaram dela eram apenas canalhas.
Assim como Yoshida, a Sayu é imatura (ou pior que isso, está quebrada demais por dentro) para lidar com a situação da melhorar maneira. Isso quer dizer que os dois vão acabar se machucando? De certa forma sim, só vendo o anime pra entender do que eu tô falando. Enfim,
Higehiro está disponível para assistir na Crunchyroll.