(Artigo) As vantagens, os defeitos e o que queremos da compra da Crunchyroll pela Funimation

De Alesson S. Moreira
8 minutos de leitura

*Esse texto não necessariamente reflete a opinião da Otakus Brasil, muito menos de seus colaboradores

Nessa segunda (09), foi oficialmente fechada a compra da Crunchyroll pela Funimation/Sony Pictures. A notícia movimentou e dividiu a comunidade otaku, principalmente entre as que se alegraram com a notícia, partindo do pressuposto de que agora só teremos que pagar um serviço de streaming para termos acesso a maioria dos animes que são exibidos atualmente e as mais pessimistas que alegam que isso seria uma forma de monopólio, o que pode fazer os serviços começarem a não inovar, já que não existe competição.

Mas hoje eu quero abrir o leque de possibilidades e ver as vantagens, os defeitos e o que nós consumidores queremos com essa compra.

e8yj5 iwuam5t y

Vantagens

Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens é que caso aconteça a fusão dos dois serviços (algo que ainda não foi confirmado por nenhuma das duas empresas), mais de 80% dos animes existentes estarão disponíveis em somente um lugar por apenas um único preço. É você pode achar o que quiser sobre a compra, mas não pode discordar que isso facilitará de muitas formas o consumo. E até mesmo se a fusão não acontecer, as duas podem ficar trocando figurinhas. Animes que estão na Funi podem ir pra Crunchy ou ferramentas que funcionam na Crunchy podem ser utilizadas na Funi.

Outra boa ideia que pode acontecer, é transformar a Crunchyroll numa marca para os animes originais. Porque além do streaming, também existe a Crunchyroll Studios que já produziu o Onyx Equinox e tá pra lançar nas próximas temporadas o High Guardian Spice. E se os dois serviços se juntarem, os investimentos que iriam se dividir para cada serviço, podem ser realocados para essas produções e até expandi-las para outros locais, porque essas animações do estúdio da Crunchy são feitos nos Estados Unidos, com mais investimentos, o que impediria de tentar abrir divisões em outros países como o Brasil (Difícil? Sim. Mas a esperança é a última que morre).

originalsfacebook d8f89c00c751c7ce7aa65f47d0cf070f

Defeitos

Por mais que oficialmente não seja um monopólio (até por isso, a compra foi aprovada) já que existe outros streamings que mesmo que não seja o foco, invistam em animes e que também devem ser valorizados pelo publico otaku, a Funi e a Crunchy são os streamings voltado pra os otakus e tem funcionalidades e serviços que são específicos para esse nicho e com essa junção, muitos deles serão diminuídos ou poderão perder um pouco das suas qualidades. Por exemplo, a dublagem, que por muitos anos foi algo muito almejada pelo publico, mas era totalmente escassas no país, e que nos últimos três anos aumentou imensamente por causa dos dois streamings e com essa fusão vai acabar diminuindo, não tanto como a quinze anos atrás quando os animes começaram a sumir da TV, mas ainda deve ter uma boa caída.

Outra problema que possivelmente vai acontecer e muito otaku nem vai ligar, são as demissões em massa. Recentemente tivemos outra grande compra de empresas de entretenimento que foi a da Fox pela Disney e só dela tivemos mais de 5 mil funcionários perdendo o emprego, claro que como os dois streamings são menores, o número de demissões também deve ser, mas demissão continua sendo demissão, principalmente se a gente lembrar que estamos passando por uma pandemia.

O que queremos

Mas além das coisas boas e ruins dessa compra, tem coisas que nós como consumidores também queremos que aconteçam. Eu listei algumas aqui, mas você também pode contribuir nos comentários:

  • Legendas:

A legenda da Crunchyroll é uma das melhores (senão a melhor) de qualquer streaming já existente, mesmos os que não são de anime. Além de ser legível e bem colocada, ela ainda é adaptável com os textos que aparecem dentro da animação, coisa que poucos lugares fazem e algo que eu espero que seja mantido no caso de fusão ou colocado na Funimation pra complementar.

  • Equipe Brasileira:

Se em algum momento, você já tentou se comunicar com os suporte ou qualquer outra coisa que precise de um ser humano na Funimation, já deve ter percebido que praticamente não existe uma equipe brasileira do streaming e isso muitas vezes atrapalha qualquer ajuda que você precisa naquele momento. Então eu espero com essa compra, que a equipe da Crunchyroll Brasil seja absorvida pelo streaming, porque além de já estarem acostumado a lidar com esse público, eles são muito competentes.

  • Plataforma:

Esse é um caso que nenhuma das duas se salva muito. A Funi desde que chegou no nosso país teve pouquíssimas atualizações no seu site. A página inicial continua a mesma desde novembro com mudanças mínimas nos animes que ilustram essa tela. Um exemplo que eu posso dar para ilustrar isso é que o serviço atualmente já conta com 26 dublagens no seu catalogo, mas a aba “Novas Dublagens” da tela inicial continua com os mesmos 8 do lançamento da plataforma, isso é uma preguiça sem tamanho. Já no celular, tirando o fato que demorou uns 3 meses para ser disponibilizada no nosso país e eu ache aquele design muito feio, a plataforma e suas funcionalidades são bem melhores do que no site.

2021 08 14 2
screenshot 20210814 130734

A plataforma da Crunchy é um pouco melhor, mas também não é perfeita. O site tá a anos com aquela cara de site de 2010 e por mais que normalmente eu não tenha esse problema, muitos usuários reclamam que o player do streaming não funciona. Mas pelo menos, os conteúdos da tela principal são atualizadas frequentemente e ela está pra soltar uma nova versão do site que a gente já pode dar umas espiadinhas no beta.crunchyroll.com (por mais que logo depois você é redirecionado para o site antigo). No celular, o sistema da nova versão já está disponível desde o ano passado e até que funciona bem e que tem um design bonito, então eu não tenho o que reclamar.

picsart 08 14 01.10.33
screenshot 20210814 130920

Então em resumo, é meio difícil escolher qual plataforma que eles deveriam continuar usando e até seria melhor se eles começarem uma nova do zero, mas se for pra escolher, eu fico com a da Crunchy chutando que a nova versão do site tenha ficado bom.

Leia também

Comentário