Com o avanço da internet e a inegável preferência do público consumidor por conteúdo on demand, viu-se o surgimento – e a rápida popularização – dos hoje mundialmente usados serviços de streaming. Se antigamente a opinião de que o “serviço de streaming supremo seria a Netflix” era unânime, hoje em dia diversas empresas grandes do mundo do entretenimento surgiram na jogada, cada uma delas querendo sua fatia do bolo. A Paramount, HBO e Disney, por exemplo, rapidamente perceberam as tendências (ou não tão rápido assim) e passaram a distribuir o conteúdo que já era produzido por eles em suas próprias plataformas. Não a toa, a Netflix também passou a produzir séries originais.
Com o tempo, foram surgindo plataformas focadas em diferentes nichos, e embora eles só vieram a fazer sucesso recentemente e não sejam tão conhecidas fora de suas respectivas “bolhas”, elas estão presentes em vários nichos diferentes. Rakuten Viki (K-Drama e outras séries asiáticas,), Darkflix (cinema fantásitico), filmefilme.com.br (cinema latinoamericano), e a própria Crunchyroll (dispensa apresentações) são apenas exemplos. E um novo serviço de streaming que tem chamado a atenção de parte da comunidade otaku é a Anistage.
O projeto da Anistage surgiu em dezembro de 2019, mas apenas tomou forma um mês depois, em janeiro de 2020. Foi anunciado para o público em agosto do mesmo ano em parceria (que hoje já não mais existe) com a página do Twitter da Otakus Brasil. Um ano inteiro se passou desde o anúncio, e entre reinvindicações por direitos autorais por pessoas já não mais envolvidas no projeto, banimento de contas no Twitter, remoção de trailer de uma obra por parte da própria Anistage, que não se contentou com o resultado de uma de suas animações, mas claro, muito hype, hoje o projeto caminha para seu lançamento ao público. E foi com muita felicidade que eu recebi a opurtunidade de testar o aplicativo para Android da Anistage, que se encontra em fase beta fechada para os apoiadores da empresa na campanha de crowdfunding no apoia.se (clique para ser redirecionado à página deles)
A seguir, você verá minha opinião sobre como o aplicativo encontra-se atualmente. Importante ressaltar que ele está em fase beta e mudanças, melhorias e correções podem (e serão) feitas à medida que a equipe da plataforma crescer e eles tiverem mais verba ^^.
(Twitter da Anistage: Link | Apoia.se (financiamento colevito): Link)
Logo que você abre o aplicativo, você recebe boas vindas com uma tela de carregamento estática, que apenas contém o logo da Anistage e a clássica bolinha giratória de carregamento. Após o carregamento, você vai direto para a tela de início, e é recebido com um banner em carrosel. Ah sim, o aplicativo não permite que tiremos screenshots, então eu terei que descrever o aplicativo, mesmo :'(. Scrollando para baixo, já nos deparamos com os ícones das séries/filmes do catálogo da Anistage:
Na página de início/página principal, parte do catálogo é exibido (veja no tweet acima, caso ele ainda esteja disponível). São 3 carrosséis: “⭐Destaques”, “⚔️Animações” e 🍿Filmes”. E curiosamente essa divisão entre “animações” e “filmes” é algo muito presente no aplicativo inteiro, o que, na minha opinião, não faz muito sentido, já que a Anistage já anunciou a distribuição de filmes animados no Brasil. Acho que o objetivo é na verdade dividir séries animadas (com vários episódios e temporadas) de filmes.
Enfim, scrollando mais para baixo, há uma página de notícias. (parece que vão ser notícias apenas da Anistage, e não uma Crunchyroll News da vida). Eu realmente não esperava que o aplicativo da Anistage fosse ter algo assim, e isso me deixou surpreso, de forma positiva. Acho que a comunicação fã ↔ empresa é muito importante, e essa seção de notícias é muito bem-vinda! A página está bem bonita no geral. Contém apenas o necessário, o que é perfeito. Ponto para a Anistage ^^.
Além da página de início, temos uma página de busca (nada a comentar, ela faz seu trabalho direitinho), uma página de favoritos, uma que mostra os downloads que você fez para offline viewing e o menu de configurações. Vou comentar primeiro da página de favoritos: a divisão entre “filmes” e “animações” se faz presente mais uma vez aqui. Ao invés de a página me mostrar todas as obras que eu favoritei de uma vez, independente de ser um “filme” ou uma “animação”, a página separa os dois, de modo que eu tenha que selecionar o tipo de obra que eu quero ver sendo que isso poderia ser mostrado de outra forma. Sim, minha explicação ficou muito confusa, mas acreditem, descrever algo gráfico por texto, para um escritor iniciante, é difícil.
Não tenho nada a comentar sobre a página de offline viewing. Parece funcional. A página “menu” é basicamente uma página de informações e configurações. Nela temos informações úteis como notificações (acho que vão usar para notificar lançamento de novos episódios, além de notícias), histórico (acho bem legal^^), configurações do aplicativo, gerenciar assinatura e etc. São funcionalidades báscias que um aplicativo/serviço de streaming deve ter. Nada a comentar.
A navegação no se mostrou bem suave e fluída no meu Xiaomi Mi 6 (Andorid 9). Não houve nenhum travamento, não observei nenhum bug, o aplicativo nunca crashou, etc, etc, etc. Só achei desagradável o fato de que toda vez que você abre o aplicativo, os ícones das séries ficam carregando novamente, mesmo que você já tenha usado o aplicativo antes. Não sei como funciona o salvamento de informações em cache do app, mas seria bom se ao menos as fotos das séries da aba “⭐Destaques” fossem salvas, só para deixar a navegação mais fluída mesmo.
E por falar nas imagens das séries e filmes, apertando nelas você é redirecionado às páginas da obra em que você clicou. É nela que você escolhe qual episódio você quer assistir, além de ver outras informações. Imagino que o leitor já esteja familiarizado. No aplicativo da Anistage, o design das páginas das séries é razoávelmente bom. Além de mostrar o pôster da série, o nome e a sinopse, ele nos permite adicionar ela na lista de favoritos, avaliar ela (usando o sistema das 5 estrelas) e até compartilhar a obra por um link. Achei a parte do link interessante. Além disso, é claro, a página lista todos os episódios disponíveis da série que você escolher para assistir. Você pode também fazer o donwload para offline viewing diretamente da página da série, sem a necessidade de abrir o episódio para apenas depois fazer o download. Vale destacar que o aplicativo tem uma tecnologia que projete outras pessoas/programas além do app da Anistage de reproduzir as mídias baixadas, o que significa que você pode reproduzir vídeos baixados somente pelo app da Anistage (em suma, essa função protege os vídeos de serem (facilmente) pirateados). As únicas coisas na página das séries que não me agradaram foram:
1. Espaçamento da fonte usada para mostrar a sinopse é g r a n d e d e m a i s;
2. Estranhamente, o aplicativo só te deixar avaliar uma série uma vez. Após isso, não é possível editar sua nota. O aplicativo nem te mostra qual foi a nota que você deu para X série. Ele apenas mostra a média de avialiações de todos os usuários.
Mas de resto, o modelo de página está satisfatório.
Agora, falando do player do aplicativo… Bom… Ele é horrível. Os vídeos são hosteados no YouTube (tenho 99% de certeza disso), aí a Anistage só coloca um player meia-boca sobreposto aos vídeos e começa a rodar eles. O aplicativo tenta esconder, mas dá pra ver claramente as funções de “assistir mais tarde” e de “compartilhar”, do YouTube, quando você pausa o vídeo, mas não há como efetivamente salvá-los em sua playlist do YT, nem compartilhar os vídeos. A própria marca d’água do site vermelho, na verdade, é mostrada no canto inferior direito da tela, quando o vídeo está pausado. Eu consegui até acessar outros vídeos do canal da Anistage pelo próprio aplicativo deles, vídeos que não fazem parte do catálogo de séries. O player é bem ruim mesmo. Além de feio, tem botões muito pequenos que atrapalham a experiência de uso. Eu sei que pagar um serviço de hospedagem tão potente, rápido e com muito espaço para armazenamento é caro, mas mesmo assim eu não tive como não citar esse problema (sim, é um problema já que o player é ruim. Se fosse o player fosse bom, não teria problema o vídeo ser hospedado no YouTube.)
Nota: deixo claro que eu não tenho certeza se vídeos são de fato hospedados no YouTube, mas eles aparentam fortemente ser
Quanto ao processo de assinatura, infelizmente eu não consegui testá-lo, já que as assinaturas foram suspensas por “questões técninas”. Isso foi informado pela própria aba de notícias, inclusive. Gostei bastante. O pagamento poderá ser feito via Pix, boleto, cartão de crédito e Stripe, e a assinatura custará R$7,00 mensais ou R$60,00 anuais (redução de 14%). O preço está pra lá de barato, então eu recomendo a assinatura nem que seja por um só mês, para conferir as animações e comentar sobre as mesmas no Twitter (eu, pelo menos, adoro comentar sobre as coisas que eu assisto, e acho mais divertido ainda comentar sobre coisas novas.) Eu mesmo pretendo assinar.
Conclusão
O aplicativo ficou bom, ainda mais se considerarmos que a equipe da Anistage é pequena e, até onde eu sei, tem pouca verba. Ele tem tudo o que você precisa num app de streaming, de forma bem organizada e tal. Apesar de uns deslizes aqui e acolá no design, o app se mostrou muito funcional e bonito. Não observei nenhum crash, bug ou qualquer erro crítico no aplicativo, o que me deixa bem feliz.
Como eu avisei no começo da matéria, o aplicativo será renovado, então eu tenho certeza que o próximo será ainda mais promissor. Assim que eu puder usar, vou fazer outro post avaliando o aplicativo novo. Obrigado por acompanhar a matéria por aqui ^^
Apoie a iniciativa da Anistage: https://www.apoia.se/pelaanistage
Redes sociais da Anistage (clique): Site, Apoia-se (crowdfunding), Twitter, Discord, Instagram, YouTube, Facebook.
Agradeço à Anistage por nos ter concedido a oportunidade de testar o aplicativo em primeira mão. E aproveito para pedir perdão por ter demorado tanto para escrever a matéria, que quando eu finalizei ela, eles já me disseram que o design do app vai ser reformulado. Eu demorei mais de um mês😢.
Mas eu espero que meu feedback sirva para algo.