A editora de light novels MF BUNKO J, da Media Factory, gerenciada pela Kadokawa, fez uma ação publicitária na estação de metrô de Shinjuku, em Tóquio, para promover as light novels de Classroom of The Elite, Bokutachi no Remake, Tantei wa Mou, Shindeiru e Re:Zero. Quatros banners foram espalhados pela estação, com exemplares das quatro obras divulgadas sendo expostos. Os banners ficarão em exposição por uma semana, até o dia 5 de setembro.
A ação da editora chama atenção, visto que as light novels são um tipo de livro relativamente impopular, mesmo no Japão. Das obras expostas, Bokutachi no Remake e Tantei wa Mou, Shindeiru têm suas adaptações para anime sendo transmitidas atualmente na TV japonesa, enquanto Re:Zero transmitiu a 2º cour da segunda temporada há pouco e Classroom of The Elite recebeu apenas uma temporada em 2017.
A estação de Shinjuku é a estação de metrô mais movimentada no mundo, recebendo mais de 3,6 milhões de passageiros todos os dias. No Brasil, entre as obras divulgadas nã ação, a única publicada no Brasil é “Re:Zero”, com 16 volumes publicados até o momento.
Comentários do redator: Uau, isso é surpreendente! As light novels são impopulares no Japão, talvez algo de nicho mesmo dentro da comunidade otaku japonesa. Achei muito curioso a Kadokawa (por meio da MF Bunko J) ter feito marketing nessa estação (digo, deve custar muito caro para uma mídia ainda impopular no Japão). A exposição de banners em estações de metrô – assim como em outros lugares movimentados – é algo comum para promover animes e mangás, mas essa é a primeira vez que vejo algo do tipo com light novels. O legal é que a Kadokawa vai sair na vantagem de qualquer jeito, já que ela detém 70% do mercado desses livrinhos japoneses. Mesmo que as pessoas que passarem lá não gostarem do conteúdo dessas novels em espicífico, a editora já vai ter feito um marketing razoável e ajudar a popularizar a mídia (o tipo de livro ‘light novel’) em si. Espero que essa ação dê resultado. Para a minha alegria, Classroom of The Elite também entrou em exposição. É incrível como essa novel continua vendendo tanto e ainda mantém sua fanbase mesmo 4 anos depois do anime. Mas enfim, vou observar o próximo ranking de vendas da Oricon e se eu perceber algum possível resultado da ação de marketing, com certeza vou comentar aqui no site ^^.
Fonte: MF Bunko J (twitter)