


Fate é uma franquia de jogos visual novel que também conta com uma série de mangás e light novels, mas e sua adaptação para anime? Existem diversos títulos animados e muita gente não sabe a ordem certa para assistir e/ou o que vale realmente o tempo visto. Então, resolvi dividir a minha experiência com as animações da franquia!
Mas do que se trata Fate? Primeiramente, unindo nomes históricos e mitológicos, acompanhamos histórias entre magos e servos invocados para disputar o Santo Graal, um grande prêmio que concede um desejo sem limitação alguma para um único vencedor, mediado pela Igreja e com mais algumas regras aqui e ali. Em cada temporada vemos esta premissa ser tratada de forma diferente, dependendo da época em que ela se passa, o local e os heróis e magos apresentados. Os numerosos heróis, inclusive, são divididos entre sete classes principais (saber, lancer, assassin, rider, archer, caster, berserker) e ainda possuem grandes golpes baseados em suas lendas, vale a pena conferir e aproveitar da animação! Claro, vale a pena também descobrir quem é cada espírito invocado pelos magos selecionados.
Começarei usando a ordem de lançamento, porque é uma forma fácil de assistir. Assim, irei separar entre a história “essencial” para o entendimento do universo e as histórias “alternativas”, vindas de outros jogos da franquia e extras, se assim pudermos chamar. Vamos lá? É uma lista longa, mas me acompanhe até o final!



Fate/stay night (2006, studio deen)
Para quem é familiarizado com visual novel, sabe como podemos ter diferentes rotas durante os jogos, com foco em diferentes personagens e pares românticos ao longo de cada uma. É o caso da primeira adaptação de Fate. Honestamente? Não vejam, ou vejam depois se bater a curiosidade! Há um grande problema sobre a qualidade visual, tanto dos personagens quanto o CGI, e também sobre o ritmo que a história nos leva, que pode ser bastante entediante se você espera mais dinamismo e grandes lutas. Caso você já conheça, esta é a rota da Saber.
Esta versão possui 24 episódios em uma única temporada.



Fate/zero (2012, ufotable)
Pessoalmente o que eu considero o melhor Fate, o Fate/zero traz uma proposta diferente, quase mais sombria e sinistra. A história, cronologicamente, se passa antes dos ocorridos do stay night, então temos personagens diferentes (ou nem tanto assim). A história ainda segue firme com a premissa do Santo Graal e sua batalha, mas expondo mais detalhes sobre o universo e segredos macabros de famílias de magos e suas associações. Para quem gosta dos trabalhos da ufotable, o anime tem cenas de ação incríveis, brilhantes e bem trabalhadas, combinando com a temática mágica de guerra.
São duas temporadas totalizando 25 episódios e eu recomendo demais! Temos diversas questões e adversidades em um clima de suspense, além dos mais carismáticos e icônicos heróis históricos.



Fate/stay night Unlimited Blade Works (2014, ufotable)
Agora sim, a história do primeiro stay night é recontada aqui como uma nova rota. A essência da história e dos personagens é a mesma, mas a qualidade é superior visualmente e narrativamente, prendendo muito mais a atenção do telespectador com efeitos incríveis e uma atmosfera muito mais interessante para a imersão neste universo. Caso você já conheça, esta é a rota da Rin. É dividido em duas temporadas, 25 episódios no total novamente.



Fate/stay night Heaven’s Feel (2017-2020, ufotable)
São 3 filmes da terceira e última rota do stay night, e pessoalmente minha favorita desta parte da história. Os filmes cobrem alguns pontos a mais vistos ainda durante o Fate/zero! Desta vez é quase como se a quinta guerra pelo Santo Graal tivesse um “imprevisto”, abrindo espaço para uma nova e mais assustadora versão dos servos heróicos junto de poderes obscuros. Caso você já conheça, esta é a rota da Sakura. AVISO: há a insinuação de abuso e estupro.
Os títulos são, cronologicamente:
- Fate/stay night Heaven’s Feel I. Pressage Flower;
- Fate/stay night Heaven’s Feel II. Lost Butterfly;
- Fate/stay night Heaven’s Feel III. Spring Song.
Chegamos ao fim da história clássica de Fate e suas rotas! Agora vamos para as histórias “alternativas” feitas por outros estúdios, vindas de outros jogos da franquia, alguns menos conhecidos, não necessariamente em ordem de lançamento. E não veremos mais com a mesma frequência os personagens que já estávamos acostumados, então, fica a seu critério continuar a conhecer Fate e seus heróis!



Fate/Apocrypha (2017, A-1 pictures)
Este se passa antes dos acontecimentos de Fate/zero, uma auto-proclamada guerra entre a família Yggdmillennia e os convocados da Associação dos Magos, são sete servos para cada lado dessa vez, e uma nova classe de heróis: Ruler. Uma proposta legal para a história, uma animação bastante comum se fossemos comparar com os trabalhos que a ufotable fez, mas vale ressaltar alguns problemas na mixagem de som (à la One Punch Man 2). Pessoalmente, o design de algumas personagens femininas/infantis também me incomodou, mas é o que temos para hoje.
O anime conta com uma temporada de 25 episódios.



Fate/EXTRA: Last Encore (2018, shaft)
Se você gosta de Monogatari Series e animes do mesmo diretor, talvez goste do Extra porque ele é bonito, conceitual e futurista. Aquela animação e planos com focos diferenciados e texturas visuais curiosas. Mas é só isso mesmo, muitas pessoas que jogaram o Fate/Extra constaram de como seria uma história difícil de ser adaptada para anime, deixando realmente a desejar para os fãs. A história não gosta de fazer sentido no anime, mas temos uma Saber extremamente carismática. São 10 episódios mais uma temporada extra (risos) com mais 3 episódios para finalizar chamada Fate/EXTRA: Last Encore Illustrias Tendousetsu.



Fate/Grand Order: First Order (2016, lay-duce)
Esse é um filme de qualidade duvidosa que serve para explicar uma base sobre o que é o Grand Order, adaptando a “primeira ordem”: Fuyuki. Fate/Grand Order é um jogo mobile onde você, como mestre, volta no tempo para consertar acontecimentos para o futuro não ser destruído e se depara com diversos personagens pelo caminho. Esta adaptação é bem breve, como a primeira ordem também é no jogo.



Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front Babylonia (2019, Cloverworks)
Adaptando, curiosamente, a sétima ordem chamada Babilônia, este Fate tem um espaço especial no meu coração. Com personagens divertidos e ritmo interessante, temos um anime de 21 episódios, do título original Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen Babylonia. Vale ressaltar que tem uma animação boa mas também tem problemas com o áudio “estourado” como vimos no Apocrypha e um CGI que às vezes funciona e às vezes nem tanto assim. O final também dividiu minha opinião, porque nunca havia tido contato com os jogos, mas sua experiência pode ser diferente.
Fate/Grand Order: Shinsei Entaku Ryouiki Camelot 1 – Wandering; Agateram (2020, Signal.MD)
Dividido em duas partes por dois estúdios diferentes, este filme cobre a sexta ordem de Fate/Grand Order: Camelot.
Fate/Grand Order: Shinsei Entaku Ryouiki Camelot 2 – Paladin; Agateram (2021, Production I.G)
Segunda parte em formato de filme da adaptação da sexta ordem, Camelot, de Fate/Grand Order.
Fate/Grand Order: Final Singularity – The Grand Temple of Time: Solomon (2021, Cloverworks)
Do título original Fate/Grand Order: Shuukyoku Tokuiten – Kani Jikan Shinden Solomon, este é o filme mais recente da franquia. A história é uma sequência direta de Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front Babylonia (2019, Cloverworks), uma vez que adapta a última ordem: Solomon.
Agora, para finalizar, vou deixar listado alguns especiais divertidos (dos milhares que existem) para adicionar mais umas informações ou para você ver seu personagem favorito do stay night, zero ou Grand Order de novo ou em algum crossover, totalmente à sua escolha assistir ou procurar sobre:
- Carnival Phantasm (2011, lerche)
São episódios curtos, crossover dos personagens do Fate/stay night e do anime/visual novel Tsukihime, ambos da empresa Type-Moon, em situações aleatórias e engraçadas. São 12 episódios e uma abertura que vai grudar na sua cabeça.
- Fate/stay night Unlimited Blade Works Prologue (2014, ufotable)
Esse é um episódio prólogo de 50 minutos para Unlimited Blade Works, é bem legal para explicar os acontecimentos da temporada seguinte, mas não é obrigatório assistir!
- Fate/stay night Unlimited Blade Works Sunny Day (2015, ufotable)
Episódio extra, um dia depois após o fim da quinta guerra apresentada em Unlimited Blade Works, tem 9 minutos de duração.
- Fate/Grand Order: Himuro no Tenchi – 7-nin no Saikyou Ijin-hen (2017, ufotable)
Adaptando o mangá Himuro no Tenchi Fate/school Life, este título une os personagens menores de Fate/stay night e Fate/hollow ataraxia (sendo o último uma obra mangá sem adaptação para anime), conta com um único episódio de 14 minutos.
- Emiya-san Chi no Kyou no Gohan (2018, ufotable)
Já pensou em um slice of life do Fate/stay night? Em 13 episódios curtos e com uma arte totalmente diferente, temos os personagens vivendo normalmente em Fuyuki, sempre se encontrando para alguma refeição, em uma realidade sem guerra.
- Lord El-Melloi II Sei no Jikenbo: Rail Zeppelin Grace Note – Hakamori to Neko to Majutsushi (2018, TROYCA)
Episódio especial de 24 minutos onde é mostrado o que houve com o personagem Waver Velvet de Fate/zero.
- Lord El-Melloi II Sei no Jikenbo: Rail Zeppelin Grace Note (2019, TROYCA)
Mais uma temporada de 13 episódios de uma história envolvendo Waver Velvet e a Associação de Magos (conhecida também como Torre do Relógio), é interessante para quem quiser entender sobre os magos ao redor do mundo, que muitas vezes faltam explicações. E pra quem acabou gostando do Waver (o meu caso).
- Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front Babylonia – Initium Iter (2019, Cloverworks)
Episódio especial de 27 minutos para explicar a origem da personagem Mash Kyrielight.
- Fate/Grand Carnival (2020, Lerche)
Como diz o título, este especial de 4 episódios de pura comédia traz personagens de Fate/Grand Order, alguns que ainda estavam presentes somente nos jogos, para viver histórias breves e engraçadas.
Atenção: não contei o Fate/kaleid liner Prisma☆Illya e suas inúmeras temporadas porque honestamente acho ruim e lá no fundo tem alguns pontos que me incomodam, visualmente e narrativamente. É uma versão mahou shoujo, garotas mágicas, da personagem Illya e amigos bem questionáveis.
Existem diversas animações especiais menores ou usadas como propaganda e comerciais dos jogos e/ou usadas dentro dos próprios jogos, como Fate/Grand Order: Moonlight/Lostroom, além de protótipos e ideias iniciais como Fate/Prototype (risos), entre outros.
Não é necessário ver todos os títulos de Fate, mas você pode aproveitar e ter uma boa experiência com diversos títulos citados aqui. Não são obras que esbanjam conhecimento por tratar de figuras históricas, mas ainda há uma substância interessante para consumir da franquia. Eu fui motivada a assistir por ter gostado dos personagens, muitos dão um show de carisma, tenho meus favoritos depois de assistir muito das animações, e mesmo com críticas tenho um carinho especial pela série por ter me divertido vendo. Se você ficou com vontade de ver a série toda ou curiosidade de dar aquela olhadinha para conhecer, tem meu total apoio! E lembrando: alguns títulos da série possuem a faixa etária maior que outros por violência e profanação, tenha cuidado e responsabilidade ao assistir.
PS: Os títulos estão disponívels pela Crunchyroll e também pela Netflix. O jogo mobile Fate/Grand Order não está disponível no Brasil.