A Caixa Cultural em Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (17), uma exposição sobre mangás, famosos quadrinhos japoneses. A Mostra “Mangá Hokusai Mangá – Abordando o compêndio do mestre sob a perspectiva dos quadrinhos contemporâneos” ficará em cartaz até 21 de março. Com entrada gratuita, a exposição contará com o trabalho de sete autores. As obras são inspiradas no trabalho de Katsushika Hokusai, autor da famosa xilogravura A Grande Onda.



No espaço, o visitante encontrará obras que retratam a evolução do gênero, assim como trabalhos inéditos. A exposição itinerante é organizada pela Fundação Japão, em conjunto com a Embaixada do Japão no Brasil. As obras já foram expostas em diversos países, entre eles, Canadá, Estados Unidos, Equador, Tailândia e Austrália.
Para a exposição, sete mangakas (autores de mangá) criaram trabalhos inspirados em Katsushika Hokusai – artista que nasceu em 1760 e é conhecido por obras em ukiyo-e de pintura, uma espécie de xilogravura japonesa.
Hokusai é o autor da peça “A Grande Onda de Kanagawa”, e da série de xilogravuras “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”, também é responsável pela criação do “Hokusai Mangá“.
“Esta obra deu origem ao mangá atual e influencia ainda hoje histórias em quadrinhos no mundo inteiro”, explicam os organizadores da mostra.
Programe-se:
Data: de 17 de fevereiro a 21 de março.
Local: Caixa Cultural em Brasília – Setor Bancário Sul, próximo ao Banco Central.
Entrada gratuita.
A visita precisa ser agendada pelos telefones: (61) 9 9246-3993 ou (61) 3206-6456.
Fonte: G1