A série de mangá yuri, Citrus, escrita e ilustrada pelo japonês Saburouta, teve início na revista bimestral Comic Yuri Hime, da editora Ichijinsha, em 17 de novembro de 2012. Em janeiro de 2018 Citrus também estreou sua adaptação em anime.

Para comentar sobre o segundo volume do mangá, é preciso que eu lhes apresente outras duas personagens, Harumin e Momokino. Gentil e solícita, Harumin zela pela amizade de Yuzu Aihara e a cultiva com muito carinho. Himeko Momokino, vice-presidente do Conselho Estudantil e amiga de longa data de Mei Aihara, demonstra personalidade oscilante e é apresentada como antagonista nos primeiros capítulos.
Harumin Taniguchi versão anime Himeko Momokino versão anime
O primeiro volume se encerra com a ida de Yuzu à diretoria e seu intenso encontro com Mei, o que desperta a curiosidade e ciúmes de Momokino, que, algumas páginas à frente, revela sua paixão pela presidente do Conselho.
No início do segundo volume, a expansiva Yuzucchi manifesta comportamento pensativo – atípico a sua personalidade alegre e extrovertida – em razão do impetuoso beijo que dera em Mei.

Momokino, ante a ida de Yuzu à diretoria, a questiona sobre o que ocorreu entre ela e Mei, mas não obtém respostas. A conversa flui e o atual comportamento de Mei, ainda mais introvertido e melancólico, é mencionado, Momokino faz com que Yuzu acredite que é a responsável por isso, quando, em verdade, Yuzucchi a fornece conforto.

Mei Aihara encontra Momokino e Yuzu na saída do café e acaba por acompanhar sua irmã no caminho de casa e a trata de forma afetiva (a chama pelo primeiro nome em público). Na mesma noite, como manifestação de sua idiossincrasia, Mei beija Yuzu em representação a um ato de apaziguamento da situação entre as duas após a tensão ocorrida na diretoria.

Na manhã seguinte, Momokino, como de costume, encontra Mei para acompanhá-la até a escola, mas é substituída pela companhia de Yuzucchi. Após o horário de aula, Momokino, ressentida e enciumada em razão da situação mencionada, declara seus sentimentos por Mei e tenta beijá-la, o mangá, no momento, nos deixa o mistério se elas, de fato, compartilharam tal intimidade (dúvida que, futuramente, nos será sanada pela própria Presidente). Em virtude do ocorrido, Mei chega em casa mais tarde que o costume e manifesta comportamento constrangido.


No dia seguinte, Momokino diz a Yuzu que a amizade entre ela e Mei havia “evoluído”, o que coloca o coração de Yuzucchi em leito de espinhos. Mais para frente, Himeko é desmentida pela própria Mei, que a pede para não “interferir em sua vida”.
Deixemos essa situação adormecida e foquemos no que aprofundará a relação entre as protagonistas…
Mei recebe uma carta de seu pai, com quem não possui uma relação agradável, mas não a abre, porém. No tocante ao relacionamento paterno, Yuzu decide apresentar Mei a seu pai, o caminho as aproxima afetivamente, assim a companhia uma da outra deixa de ser desconcertante e passa a ser afável. Ao chegar no local, Mei surpreende-se ao descobrir que o pai de Yuzu não mais estava vivo, mas era presente e sempre lembrado com carinho, o que a faz refletir sobre a própria relação com seu pai distante. Assim, Mei percebe a própria ingratidão e orgulho – um gigantesco passo para sua personalidade racional – e, pela primeira vez, permite que seu coração tome vanguarda.

Após alguns dias, Yuzu e sua imouto são surpreendias pela presença do pai, o que significa uma possível reconciliação.

Em sequência, descobrimos o motivo do distanciamento entre Mei e Shoui: não mais havia admiração e respeito pela figura paterna, que ao desvincular-se de suas responsabilidades, ferira seu orgulho. Pressionada por ter de assumir a supervisão da Academia, Mei culpa seu pai por todo o peso de tal compromisso.
Impetuosamente, a imouto tenta aliviar a tensão em Yuzu, que não responde bem à situação.

Poucos dias depois, a Presidente recebe a notícia que Shou partirá em viajem outra vez. Yuzucchi insiste que Mei e seu pai se despeçam, embora a imouto tenha sido inconveniente ao tentar descontar sua aflição nela, Yuzu insiste em seguir o coração e ajudar a irmã. O que naturalmente as reconcilia e desperta o apreço de Mei por Yuzucchi.

O segundo volume do mangá (versão impressa) se encerra com a ida de Momokino, Hurimin, Mei e Yuzu ao parque. Uma cena leve e que apazigua a amizade entre Himeko, Mei e Yuzucchi.

Review Citrus volume 02
Gênero: Drama/Romance/Yuri
Autor: Saburouta
Arte: Saburouta
Volumes: 10
Período de publicação: 2012-2018
Classificação indicativa: 16+