Review Mangá Blame!

by Negão
c24e6251526a3323802a057153f60e78

Blame é um mangá escrito e ilustrado por Tsutomu Nihei,foi publicado no ano de 1997 pela editora Kodansha e foi finalizado no ano de 2003 com 66 capítulos e 10 volumes. 

Meses após a sua finalização, o mangá ganhou uma ONA feita pela Group TAC com 6 episódios, em 2007 ganhou uma OVA com 2 episódios feita pelo estúdio Production I.G e dois filmes, o primeiro filme foi lançado em 2017(disponível na netflix) pelo estúdio Polygon Pictures, já o segundo ainda está em produção sem data para lançamento.

521025 724x1024 - Review Mangá Blame!
é ruim, porém a animação é bonita.

-Personagens

Killy

Killy é um jovem frio, muito quieto e solitário que está tentando salvar os humanos restantes por meio da Genes Net (uma inteligência que pode manipular a Netsphere). Armado com o poderoso GBE que emite raios gravitacionais, que pode facilmente destruir grandes edifícios e matar instantaneamente qualquer inimigo que o atingir. 

Ele é um dos poucos humanos vivos sem células de robô.

1427306320569 - Review Mangá Blame!
emo

Cibo

Ex cientista-chefe da Bio-Electric Corporation. Ela foi presa pelo presidente por não realizar experimentos genéticos artificiais, causando uma explosão em grande escala e destruindo toda a Bioelétrica. Depois de ser quase completamente destruída, ela foi resgatada por Killy, que pediu sua ajuda para completar a jornada. 

Ela é um dos poucos humanos que podem ler. 

Devido ao superdesenvolvimento da tecnologia e ao pouco uso da escrita.

Image1280x720PC1614274146350 1024x576 - Review Mangá Blame!

Sanakan

É vista pela primeira vez como uma garota baixa e jovem com cabelo preto que encontra Killy e Cibo em um túnel depois que eles perfuram a camada impenetrável da megaestrutura com o GBE.

Image1280x720PC1614274260194 1024x576 - Review Mangá Blame!

The Safeguards 

98 Sem Titulo 20210302062002 edited - Review Mangá Blame!

Os Safeguards foi, em um ponto, um programa de segurança controlado pela Administração com a tarefa de proteger a cidade e seus habitantes. 

No entanto, trabalhando em protocolos desatualizados, os safeguards se tornaram hostil a muitos dos habitantes da cidade, transformando-a, sem dúvida, na ameaça mais perigosa para a cidade e seus habitantes. 

blame safeguard 02 - Review Mangá Blame!
que bixo feio mds

Seres de Silício

Silicon symb edited - Review Mangá Blame!

São humanóides, compostos por células orgânicas e cibernéticas, um híbrido entre humanos e máquinas. Eles tentam controlar a estrutura gigante e destruir todos os seres humanos presentes para se desenvolverem à perfeição.

-Outras raças

Laborers

Os trabalhadores são um grupo de pessoas que passaram por muitas modificações e desempenham um papel importante no pesado trabalho da empresa. 

Eles são mais altos do que a maioria das pessoas, incluindo Killy, e desenterraram muita tecnologia e criaturas das estruturas gigantes ao redor.

Dry Men

Dry Men é uma raça misteriosa, muitas vezes lutando com trabalhadores próximos. Por causa das fissuras simétricas na pele, são chamados de “Dry Men/Homem seco”. 

Não está claro se eles são humanos ou Silicon Life, mas eles são uma raça aborígine de estruturas gigantes. 

Eles costumam viajar em grupos e usam lanças de metal retorcido para caçar e se defender. 

Eles também podem correr extremamente rápido e podem facilmente ultrapassar veículos em movimento. 

Image1280x720PC1614274788345 1024x576 - Review Mangá Blame!

Watchers

Os Watchers são criaturas hostis que parecem híbridos de humanos e insetos voadores.  

Eles se baseiam em uma grande estrutura semelhante a uma colmeia.

Image1280x720PC1614274867563 1024x576 - Review Mangá Blame!

-A Internet em Blame!

Netsphere é uma versão altamente evoluída da Internet em Blame!, foi criada pela humanidade para resolver todos os problemas do mundo. 

Os humanos antigos podiam usar genes específicos chamados Genes Terminal Net para interagir com a Netsphere e criar qualquer coisa que pudessem imaginar no mundo real por meio de modelos digitais. 

Uma vez que a Netsphere essencialmente concede os desejos àqueles que podem acessar a Netsphere, os proprietários do gene terminal da rede foram comparados a deuses acima do resto da humanidade que não podiam acessar a Netsphere.


História+Arte do mangá

A história se passa em um futuro distante e apocalíptico, Killy, um humano vagueia por uma enorme estrutura cibernética de aço e concreto para atingir seu objetivo: tentar acessar a rede de computadores e encontrar as informações necessárias para salvar a humanidade.

Nihei em Blame mostrou que não se precisa de diálogos para contar uma história e ele mostrou isso com maestria,  apresentando o melhor mundo cyberpunk que eu já vi.

O mangá não se preocupa se você está acompanhando ou não,o mangá simplesmente joga história na sua cara e cabe a você interpretar o que está acontecendo, com isso você se força a se tornar um personagem da obra e acompanhar aquilo com o killy.

Você meio que quer fazer parte daquele mundo de uma maneira esquisita, não posso falar muito da história por causa do seu método de contar a história, que a narrativa caminha com a interpretação do leitor, então cada um tem uma visão sobre o que está acontecendo e você procurar querer saber o que está acontecendo é o que faz Blame ser tão bom, além de várias pequenos foreshadows espalhados pela jornada do killy,e não posso citar blame sem falar da sua arte, Nihei tinha estudado arquitetura antes de escrever Blame, e você consegue perceber isso muito fácil pelo tanto de detalhe que tem em cada página.

A arte em si, é nada menos que impressionante.  

tsutomu nihei blame v04 0091 v02 0017 - Review Mangá Blame!

Os detalhes dos personagens podem demorar um pouco para se acostumar no início, mas o estilo de Blame! melhora gradualmente ao longo da série e suas ilustrações nos últimos volumes são perfeitas.  

Além disso, os cenários e cenas de ação são desenhados suavemente e incrivelmente detalhados.

Cada página de Blame é como se fosse um pedaço de arte, ela pode muito conversar sobre o mundo ou não dependendo do leitor.

tumblr nzpaoqJk2i1tvwwfeo3 r1 500 - Review Mangá Blame!
“talvez na terra talvez no futuro”

You may also like

Leave a Comment