Durante o Unlock CCXP24, evento de mercado que acontece pré-CCXP, a Omelete Company anunciou nesta terça-feira, dia 3, a aquisição do Anime Friends, o maior festival de cultura pop asiática da América Latina. A empresa, que também é dona da CCXP, CCXPMX e Gamescon Latam, tem como meta alcançar R$ 1 bilhão de faturamento até 2030.
Essa estratégia faz parte dos investimentos do grupo para se aproximar do público otaku e fã de cultura pop asiática. O projeto começou com a criação do Bentô, canal da empresa focado nesse nicho, que na CCXP ganhou um palco exclusivo e que, neste ano, se expande e se torna o Palco Universe. Além disso, a parceria com a Crunchyroll trouxe credenciais inspiradas nos animes Tower of God, Overlord e Solo Leveling.
“O Anime Friends é um patrimônio da cultura pop no Brasil, e estamos honrados em trazê-lo para o portfólio da Omelete Company. Nosso objetivo é elevar o evento a novos patamares, mantendo sua essência e ampliando as possibilidades para os fãs”, destaca Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company.
Juntos, os três eventos têm o potencial de reunir mais de 500 mil pessoas, possibilitando um intercâmbio cultural e a criação de experiências inéditas. Neste ano, o Anime Friends atingiu números recordes: mais de 140.000 participantes passaram pelos 54 mil m² de área.
Vale lembrar que os dois eventos já competiram anteriormente. A Yamato, empresa que cuidava do AF até 2018, anunciou a Brasil Comic Con em 2014, como um evento concorrente da convenção do Omelete. Inclusive, já houve disputa sobre quem teria o direito de exclusividade pelo nome “Comic Con”. No final, apenas a CCXP seguiu.
“Um novo caminho, que não só amplia as oportunidades como também profissionaliza este produto incrível”, afirma Juliano Anitelli, sócio do Anime Friends.
O Anime Friends é um evento realizado na capital de São Paulo desde 2003. O evento oferece uma programação diversificada, incluindo shows internacionais, competições de cosplay e painéis exclusivos. Em 2025, o evento está marcado para acontecer entre os dias 3 e 6 de julho.
Fonte: Comunicado de Imprensa