Frieren: A Jornada Para o Além | Primeiras Impressões

De Carol Souza
5 minutos de leitura

A jornada chegou ao fim. Depois de se aventurarem por dez anos, derrotarem o Rei Demônio e salvarem o mundo, os heróis voltam para casa e se dedicam a viver uma vida tranquila, porém para Fieren não é bem assim. Sendo uma Elfa maga com expectativa de vida milenar, a vida continua de uma forma diferente. Testemunhando o tempo passar do seu jeito único, ela segue sua própria aventura sozinha, colecionando conhecimento mágico e passando por uma jornada de autoconhecimento e aprendizado constante sobre os humanos e suas vidas efêmeras. E é assim que Frieren: A Jornada Para o Além começa, a partir do ponto onde as obras de aventura e fantasia costumam terminar.

É encantador quando uma obra usando uma roupagem comum e já vista em muitas outras do gênero trás reflexões tão profundas e filosóficas. Frieren é exatamente assim: um “Dungeons & Dragons” intimista. Aqui nós temos monstros, dragões, livros de feitiço, clérigos, guerreiros e magos típicos de uma aventura de RPG, mas isso é apenas o prelúdio. Essa obra aborda a personagem Frieren com suas centenas de anos confrontando seus sentimentos de arrependimento e perda em relação aos laços que ela tem ou sente que deveria ter desenvolvido com os seus amigos humanos a medida que a vida deles passa diante dos seus olhos.

filters quality95formatwebp 1

O enredo explora de uma forma muito inteligente como um ser quase imortal como a Frieren lida com todas essas questões. A percepção de tempo da personagem é muito diferente da dos demais e isso faz com que ela aja de uma maneira fria e um tanto distante das pessoas, inclusive seus companheiros de viagem mas é nítido ao decorrer dos episódios a sua evolução lenta porém constante em relação à compreender a efemeridade da vida humana, e com o tempo nos é apresentado o lado doce e leal dela, que apesar de encarar a perda dos amigos de maneira aparentemente indiferente, ela honra a vontade que tiveram em vida e frequentemente fala e lembra deles com muito carinho, além da sua personalidade nos ser apresentada ao longo dos episódios como adorável e até um pouco atrapalhada. É muito interessante também a maneira natural com que a obra aborda o tema amargo que é a morte, os sentimentos envolvidos em perder alguém e o processo de aceitação desse fato, sendo que a morte é parte natural do processo de viver.

Frieren Beyond Journeys End Episode 2 Fern and Frieren about to clean Himmels statue
Himmel’s Statue – Sousou no Frieren

A animação ao meu ver é bonita mas genérica, parecida com as animações isekai/aventura que lançam aos montes todos os anos mas isso não chega nem próximo de tirar a autenticidade do restante, até porquê, Frieren se destaca pela originalidade e beleza do seu enredo e a viagem introspectiva dentro dos sentimentos e percepções de sua personagem principal. Os episódios lançados até agora foram todos encantadores, e eu me peguei com os olhos marejados em vários momentos. E não podia deixar de destacar o quanto abertura com a música Yuusha de YOASOBI (Beastars e Oushi no Ko) e o encerramento com a música Anytime Anywhere de milet (Vinland saga) que deve entrar para playlist de muitos otakus.

Frieren: A Jornada Para o Além não é cheio de ação e frenesi típicos do gênero fantasia mas muito pelo contrário, seguindo o passo do estilo de vida da protagonista o anime caminha com calma, contemplando os cenários fantásticos e acompanhando a rotina dos personagens, que não são apresentados durante dias mas sim durante anos, assim como é a percepção da própria Elfa imortal, detalhe este que nos ajuda a compreender como é o mundo no ponto de vista de um ser tão antigo.

Essa obra se destaca por ser diferente, uma história sensível e cativante que está valendo muito a pena acompanhar. Até agora o anime tem 8 episódios no ar, sendo lançados semanalmente no Brasil todas as sextas-feiras na plataforma Crunchyroll.

Captura de tela 2023 10 29 232005
“As coisas não acabam quando derrotamos o rei demônio. A vida vai além disso.” – Hero Himmel

Título: Sousou no Frieren ( 葬送のフリーレン), Frieren: Beyond Journey’s End
Ano: 2023
Diretor: Keiichirou Saitou
Estúdio: MadHouse
Número de episódios: 8 (atualmente)
Gênero: Aventura, Fantasia, Drama
Streaming: Crunchyroll

Leia também

Comentário

1 comentário

Fábio Furquim 30 de outubro de 2023 - 15:30

Definitivamente uma das primeiras impressões

Responda